Êxtase e outras histórias conta, pela primeira vez na literatura brasileira, com a tradução completa de todos os catorze contos da publicação original de Katherine Mansfield. Nesta coletânea, a autora revisita o cotidiano através de seus contos, com uma narrativa sensível e inovadora, digno de uma das vozes mais proeminentes da literatura do século XX. Assim como em Festa no jardim e outras histórias e Em uma pensão alemã, nos deparamos com momentos sutis e as desilusões que nos aguardam no dia-a-dia.
Em Êxtase, acompanhamos a fragilidade e os extremos da felicidade, assim como as resoluções complicadas que o destino pode reservar.
"Embora Bertha Young tivesse trinta anos, ela ainda fazia coisas como correr em vez de andar, dançar pulando no meio-fio para cima e para baixo na calçada, brincar com bambolê, jogar coisas para o ar e pegar de volta, ou ficar parada rindo do nada, do nada mesmo.
O que fazer quando já se tem trinta anos e, ao virar a esquina da sua rua, sente-se envolvida, de repente, por um êxtase — completamente extasiada! — como se tivesse engolido um raio colorido do pôr do sol, iluminando tudo e sentindo uma chuva de faíscas em todas as suas células, em cada partícula do seu corpo dos pés à cabeça?
Ah, não é possível expressar uma sensação dessas sem estar 'bêbado e desorientado'? Como a nossa sociedade é medíocre! Por que ter um corpo se você deve deixá-lo trancado em sua caixa como um raríssimo violino?"
Contos