Feras no jardim

Feras no jardim Alexandra Fuller


Compartilhe


Feras no jardim


uma infância na África




As memórias de uma garota branca no coração da África selvagem retratam a visão do colonizador europeu sobre os negros, as tensões políticas e as culturas tribais do continente africano. Num estilo seco e, por vezes, brutal, a autora relata cenas da vida familiar e as andanças pela África dos anos 60 e 70, em países como Zimbábue, Malaui e Zâmbia.

Alexandra tinha seis anos e morava na fazenda de tabaco de seus pais quando aprendeu a disparar um rifle. Saber atirar podia significar a diferença entre a vida e a morte na antiga Rodésia, atual Zimbábue, país de adoção de sua família. Ali, a minoria branca vivia acuada por um crescente movimento armado de libertação nacional. Filha de colonizadores de origem britânica, Alexandra foi levada para a África com dois anos de idade.

Num estilo direto, ela conta suas memórias africanas, das detalhadas cenas do convívio familiar às viagens pela África dos anos 60 e 70, em países como Zimbábue, Malaui e Zâmbia. O livro apresenta o ponto de vista do branco colonizador sobre os negros, sobre as culturas tribais, sobre uma terra inóspita e perigosa - morada de doenças endêmicas, miséria, conflitos sangrentos e animais selvagens. É assim que se testemunha o racismo entranhado dos pais da escritora, incapazes de compreender a África fora do contexto colonial.

A saga familiar dos Fuller e seus dramas familiares - o alcoolismo da mãe e a morte de uma irmã e dois irmãos de Alexandra - entremeiam-se à história africana. O retrato isento que Alexandra faz dos próprios pais provoca sentimentos ambíguos, ao mesmo tempo de repulsa e de profunda identificação com o lado humano de pessoas extremamente afetivas.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Feras no jardim

Similares

(3) ver mais
Pequeno país
Pequeño País
Meu pequeno país

Resenhas para Feras no jardim (2)

ver mais
Difícil
on 19/5/13


O que me marcou quando eu li esse livro foi como é difícil a vida na África, fiquei impressionada que aquela mulher deu à luz cinco filhos e três morreram, acho que tem toda a justificativa ela virar alcoólatra. Realmente muito impressionante o livro, mostrando um jeito de viver completamente diferente do nosso. Recomendo.... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam2
Avaliações 4.1 / 35
5
ranking 43
43%
4
ranking 34
34%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Leticia
cadastrou em:
02/07/2009 09:22:40
Jenifer
editou em:
25/11/2021 13:49:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR