Gilead é o segundo romance de uma das mais brilhantes autoras americanas contemporâneas, que compõe com sua escrita um bordado ao mesmo tempo sutil e avassalador — certamente um desafio a uma tradução tão primorosa como essa, de Maria Helena Rouanet.
Esse livro é uma declaração de amor incondicional à vida, mesmo assombrada por Deus e um lamento por sua brevidade. Aclamado pela crítica e pelo público, foi o vencedor do Pulitzer de 2005.
Gilead foi acalentado pela autora e aguardado por seus leitores durante 24 anos. Tem, em suas páginas, a dimensão de obra que atingiu a maturidade plena e nos conduz à nossa própria plenitude.
Muitos escritores tentam capturar os conceitos universais de força, luta, felicidade e perdão. Marilynne Robinson de fato os alcançou nesse livro, destinado a ser um clássico.
—Publishers Weekly
Gilead é tão belo, tão bem escrito que o leitor se sentirá em estado de graça só em lê-lo.
—The Washington Post
A prosa de Robinson tem uma força espiritual raríssima na ficção contemporânea.
—The New York Times
É raro encontrar bons romances sobre vida espiritual. Gilead é um dos melhores.
—David Gates, Newsweek
Gilead é um espelho e, ao mesmo tempo, uma janela. Um espelho para o nosso coração e uma janela para o coração do outro. Leia esse livro e descubra por que nada neste mundo é ordinário desde que se tenha uma alma robusta, olhos para ver e ouvidos para ouvir.
—Jonas Madureira, pastor na Igreja Batista da Palavra em São Paulo
Religião e Espiritualidade