Esta famosa obra de Tolstoi é ao mesmo tempo romance, epopéia militar e exposição, sob forma artística, de uma filosofia pessoal de um periodo de 8 anos (1805-1813) - e, portanto a campanha de Napoleão na Áustria, a invasão da Rússia e a subsequente retirada desastrosa das tropas francesas - apresenta um quadro grandioso e de absorvente interesse.
Tolstoi, que fizera pesquisas exaustivas em toda sorte de documentos, consultando a tradição e interrogando os sobreviventes da época, é escrupulosamente verídico nas passagens históricas. Mostra-nos Napoleão, as batalhas de Austerlitz e de Borodino, as circunstâncias da ocupação e do incêndio de Moscou, sob uma luz viva e original, que é clarão do seu gênio.
Diante de nossos olhos desfilam as multidões; assistimos ao embate de dois povos, de psicologia tão diversa e sentimos a mão de Deus moldando o destino de uma grande nação. É a estranha Rússia que se retrata aqui em todas as suas faces a Rússia impulsiva, mística e heróica, esse cadinho efervescente de experiências filosóficas e sociais.
Simultaneamente com o desenrolar da guerra, agita-se no romance uma geração inteira: duas centenas de personagens de todas as procedências, e cruzando-se num enredo complexo e harmonioso que é a própria imagem da vida. Moscou, a "mãe branca", onde palpita o coração do país; Petersburgo, artificial e afrancesado; o campo, com os nobres patriarcais e os mujiques de alma simples e religiosa; o exército em marcha; a vida de sociedade e vida doméstica; encantadores idílios e terríveis batalhas; cenas de barbarismo e generosas aspirações humanitárias; a áspera evolução das almas para o bem; a opulência e a miséria; a felicidade e a desgraça, o amor e a morte - tudo isso é analisado pelo grande pensador russo e exposto com a simplicidade da arte suprema, que nos faz participar intimamente dessas existências enriquecendo também as nossas. A crítica de mais de uma geração é unânime em considerar Guerra e Paz "o maior romance jamais escrito".
Além do seu profundo significado espiritual, histórico, crítico e filosófico, esta obra possui uma atualidade incomparável nesta hora decisiva da história do mundo.
Literatura Estrangeira / Romance / Ficção / História / Aventura / Crônicas / Drama / Política