Inferno

Inferno Dante Alighieri


Compartilhe


Inferno (A Divina Comédia #1)





A meio do caminho, ou seja, da duração expectável de sua vida, Dante, consciente de se haver desviado do reto procedimento, encontra-se perdido numa alegórica “Selva Escura”.
Encontra aí a figura de Virgílio, o poeta latino que, a pedido da alma beata de Beatriz, o grande amor da juventude de Dante, vem se lhe oferecer como guia para o Inferno e o Purgatório onde, pelo exemplo dos pecadores e de suas penas, Dante poderá encontrar o caminho de sua salvação.
Dante aceita e os dois iniciam sua viagem. Antes da entrada para o Inferno eles passam por seu Vestíbulo: o “Limbo”, onde não há castigo, porém a possibilidade de salvação, que abriga as almas dos infantes falecidos antes da instituição do batismo e alguns grandes personagens do passado anterior a Cristo.
O Inferno, que eles então adentram, é constituído por uma imensa cratera escavada nas profundezas do globo terrestre na queda do corpo do Anjo rebelde expulso do Paraíso.
Começa nas proximidades da “selva selvagem” essa ampla cratera e vai se afinando até o centro da Terra onde se encontra o próprio Lúcifer que aí tem o encargo do Rei do Inferno.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Ficção / Aventura / Drama / História

Edições (98)

ver mais
A Divina Comédia
Inferno
La Divina Comedia
Box A Divina Comédia

Similares

(111) ver mais
A Violeta de Vênus
Fausto
Fausto II
Fausto

Resenhas para Inferno (650)

ver mais
Deixai toda esperança, vós que entrais
on 16/6/10


"Quem poderá em palavras sem rima dizer das chagas e do sangue plenos que vi, mesmo que muita vez o exprima?". Ninguém. Penso eu após ler essa obra fantástica. Uma criação única e criativa, apesar de toda dificuldade que encontrei ao ler. Não há como negar que é um clássico da literatura mundial já que abarca toda a cultura e o conhecimento do homem medieval (o texto, apesar de não existirem dados precisos, é aprox. de 1300). A edição da Coleção Abril traz a tradução ótima de... leia mais

Vídeos Inferno (10)

ver mais
A Divina Comédia - Dante Alighieri (Canto 5)

A Divina Comédia - Dante Alighieri (Canto 5)

A divina comédia (Dante Alighieri) | Vandeir Freire

A divina comédia (Dante Alighieri) | Vandeir

A Divina Come?dia (Dante Alighieri) | Tatiana Feltrin

A Divina Come?dia (Dante Alighieri) | Tatiana


Estatísticas

Desejam3.978
Trocam119
Avaliações 4.2 / 10.546
5
ranking 50
50%
4
ranking 29
29%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Nicolas Nathan
cadastrou em:
13/02/2014 01:42:00
Jeanine
editou em:
15/03/2023 16:31:11
Jeanine
aprovou em:
15/03/2023 16:31:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR