Os homens vão para a guerra e os planos dos deuses e as escolhas de uma rainha mudarão o curso do mundo nesta poderosa
sequência de Ítaca da autora multipremiada Claire North.
Na ilha de Ítaca, a rainha Penélope mantém um delicado equilíbrio de poder. Muitos anos atrás, seu marido, Odisseu, partiu para a guerra contra Tróia e nunca voltou para casa. Na ausência dele, Penélope usa toda a sua astúcia para manter a paz — uma paz que é quebrada pelo retorno de Orestes, rei de Micenas, e sua irmã Electra.
As mãos de Orestes estão sujas com o sangue de sua mãe. Não faz muito tempo, o filho de Agamêmnon tirou a vida da rainha Clitemnestra nas areias de Ítaca. Agora, atormentado pela culpa, ele está lentamente perdendo a cabeça.
Penélope sabe que a destruição seguirá seu rastro tão certo quanto as Fúrias a cercam. Seu tio, Menelau, o rei de Esparta faminto por batalhas, anseia pelo trono de Orestes — e, se ele puder tomá-lo, ninguém estará a salvo de seus caprichos violentos.
Presa entre dois reis loucos, Penélope luta para manter a guerra longe do litoral de Ítaca. Seus únicos aliados são Electra e a distante e enigmática esposa de Menelau, Helena de Tróia. E, cuidando de todas elas, está a deusa Afrodite, que tem seus próprios planos.
Cada mulher tem um segredo. E seus segredos moldarão o mundo.
ELOGIOS À OBRA
“Um conto deslumbrantemente complexo e cheio de reviravoltas. Claire North dá vida
a um elenco de personagens míticos, de deusas a rainhas e escravas, em um retrato rico
em nuances da vida humana.”
— Jennifer Saint, autora de Ariadne
“Ricamente poético… Um apelo apaixonado pelas rainhas perdidas e desprivilegiadas da Grécia antiga.”
— Booklist (resenha com estrela)
“Evoca um mundo em que mulheres, abandonadas por seus homens, devem tecer seus próprios destinos.”
— The Times
“Como Penélope em seu tear, North tece e desfaz, desfiando os fios do mito homérico para recombiná-los em algo único, maravilhoso e urgentemente contemporâneo.”
— M. R. Carey, autor de A Menina Que Tinha Dons
“Um reconto feminista, lindo e emotivo do clássico mito grego de Penélope.”
— Belfast Telegraph
“North dá uma nova voz e ponto de vista ao conto… As mulheres brilham nesta homenagem.”
— Historical Novels Review
“Um conto crepitante de segredos e intrigas… Esta é uma visão de baixo para cima do mito grego habitado por donzelas espiãs, mercadores astutos e rainhas coniventes… Uma exploração completamente agradável do lado de Penélope da história antiga.”
— Kirkus Reviews
SOBRE A AUTORA
CLAIRE NORTH é um dos pseudônimos de Catherine Webb, autora indicada à Carnegie Medal, cujo romance de estreia foi escrito quando ela tinha apenas quatorze anos. Seu primeiro livro publicado sob o pseudônimo Claire North foi As primeiras quinze vidas de Harry August, que recebeu elogios e tornou-se um best-seller por divulgação boca a boca.
Desde então publicou vários livros extremamente populares e aclamados pela crítica, ganhou o World Fantasy Award e o John W. Campbell Memorial Award, além de ser finalista do Arthur C. Clarke Award e do Philip K. Dick Award. Ela vive em Londres.
Ficção / Literatura Estrangeira