Mais uma vez, o brilhantismo, a clareza e a erudição de Mortimer Adler são postos à nossa disposição numa obra que, certamente, é tão importante quanto o clássico Como Ler Livros. Se na obra anterior Adler se preocupava com a baixa capacidade de leitura dos estudantes norte-americanos, nesta ele volta seu olhar para a capacidade de falar e de ouvir.
Por que com tanta frequência se supõe que a capacidade de falar e de ouvir é inata e não requer nenhum tipo de treinamento, tal como as atividades paralelas -- escrever e ler --, quando, na verdade, as primeiras são muito mais difíceis de ensinar e assimilar? Depois de apresentar um breve relato de como se deu ao longo da história o ensino da escrita e da leitura, assim como da fala e da escuta, e de assinalar em que sentido essas habilidades são correlatas e em que elas se diferenciam, este livro trata do discurso ininterrupto, da escuta silenciosa e da conversa de mão dupla.
Em cada um desses temas, Adler identifica diferentes habilidades e atitudes que devem ser assumidas com vistas a um melhor aproveitamento da comunicação. Embora o autor deste livro seja um filósofo, a linguagem acessível, a profundidade da abordagem, a importância do tema tratado e as dicas de caráter prático tornam esta obra uma referência indispensável para vendedores, homens de negócios, políticos, conferencistas, professores e todos aqueles que desejam aperfeiçoar sua capacidade de se comunicar.
Comunicação / Educação