Estado de Exceção

Estado de Exceção Rafael Valim


Compartilhe


Estado de Exceção


A forma jurídica do neoliberalismo




A expressão “estado de exceção”, não obstante a complexidade do fenômeno que recobre e as severas críticas que tem sofrido há décadas, goza de um sucesso inconteste nos meios de comunicação, nos movimentos sociais, nos debates políticos e até mesmo no universo acadêmico.

Nos Estados Unidos e na Europa, notadamente a partir de 11 de setembro de 2001, a noção foi amplamente disseminada para explicar a adoção, a título de combater o terrorismo, de medidas de emergência francamente atentatórias aos direitos fundamentais e áreas de “não-direito”, de que é exemplo eloquente Guantánamo.

No universo latino-americano, por sua vez, a exceção se prestou ao esclarecimento de diversas realidades, entre as quais podemos citar as providências do Estado colombiano para enfrentar organizações paramilitares, as medidas de emergência econômica na Argentina durante a década de 90 do século passado e, mais recentemente, decisões judiciais, de natureza reconhecidamente excepcional, proferidas por autoridades judiciárias brasileiras a pretexto de “combater” a corrupção, a que se tem denominado “estado de exceção judicial”.

O que há de comum em fenômenos aparentemente tão heterogêneos? Como justificar a conversão desta noção em uma das principais chaves de compreensão do Direito e da Política contemporâneos? É possível cogitar-se, na atualidade, da instauração de um estado de exceção no Brasil? Há alternativa à exceção ou estamos condenados a uma “exceção permanente”?

Estas são algumas das perguntas sobre as quais pretendemos nos debruçar e, ao menos, acenar para possíveis respostas.

Direito / Política

Edições (1)

ver mais
Estado de Exceção

Similares

(11) ver mais
O Direito como Obstáculo à Transformação Social
Teoria Geral do Direito e Marxismo
Marxismo e Direito
Sartre: Direito e Política

Resenhas para Estado de Exceção (2)

ver mais
Para entender o Estado de Exceção
on 23/11/18


Texto muito breve mas muito bem escrito e fundamentado sobre o tema atualmente em voga nas democracias neoliberais atuais. As citações bibliográficas também são muito boas e mostra que essa tese do Estado de Exceção já vem de muito antes de Trump ou Bolsonaro, é um movimento que já estava em formação há vários anos já. Recomendadissimo!... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 51
5
ranking 31
31%
4
ranking 47
47%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

51%

49%

Eneida
cadastrou em:
04/08/2017 19:03:31
Gasparetto
editou em:
03/02/2020 18:44:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR