Homem livre. Agente duplo. Fugitivo.
Victor escapou de sua vida como escravo, mas sua liberdade custou muito caro. Após a barganha com os agentes federais, ele agora leva uma vida civil trabalhando como caçador de recompensas, recapturando escravos fugitivos em uma América onde a Guerra de Secessão nunca aconteceu e a escravidão em alguns estados do Sul – hoje conhecidos como "Os Quatro Injustos" – ainda permanece. E ele é o melhor agente já treinado.
Tão autodestrutivo quanto talentoso, Victor é também um mistério para si mesmo. Ele reprime as memórias de sua própria infância passada em uma plantation e se convence de que é apenas um homem bom, resignado em fazer um trabalho sujo. Mas seu último caso lhe dá todas as pistas de que algo não está certo – com a missão que lhe foi designada, com o seu trabalho e com o próprio país.
Trabalhando em Indianápolis como agente infiltrado em uma célula local de um movimento clandestino abolicionista chamado Underground Airlines, Victor está na trilha de um fugitivo conhecido como Jackdaw. Seguindo seu alvo por igrejas, estacionamentos vazios, hotéis e consultórios médicos, ele acredita estar na pista certa. Mas sua perseguição torna-se cada vez mais estranha à medida que seu superior se recusa a revelar os motivos por trás do caso Jackdaw: segredos entranhados no coração do sistema que aprisionou Victor, segredos que serão preservados a qualquer custo.
Inovador e imaginativo, Underground airlines traça uma contundente história alternativa dos Estados Unidos da América, um lugar muito mais próximo do país real do que gostaríamos de acreditar. Em uma obra ao mesmo tempo assustadora e fascinante, Ben Winters obriga o leitor a observar o mundo e a si próprio sob o mesmo olhar atento.
Distopia / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance