Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes


Compartilhe


Dom Quixote (Box Dom Quixote #2)





O clássico fundador do romance moderno em nova tradução de Ernani Ssó, com introdução do acadêmico britânico John Rutherford e posfácios de Ricardo Piglia e Jorge Luis Borges.

Dom Quixote de La Mancha não tem outros inimigos além dos que povoam sua mente enlouquecida. Seu cavalo não é um alazão imponente, seu escudeiro é um simples camponês da vizinhança e ele próprio foi ordenado cavaleiro por um estalajadeiro. Para completar, o narrador da história afirma se tratar de um relato de segunda mão, escrito pelo historiador árabe Cide Hamete Benengeli, e que seu trabalho se resume a compilar informações. Não é preciso avançar muito na leitura para perceber que Dom Quixote é bem diferente das novelas de cavalaria tradicionais - um gênero muito cultuado na Espanha do início do século XVII, apesar de tratar de uma instituição que já não existia havia muito tempo. A história do fidalgo que perde o juízo e parte pelo país para lutar em nome da justiça contém elementos que iriam dar início à tradição do romance moderno - como o humor, as digressões e reflexões de toda ordem, a oralidade nas falas, a metalinguagem - e marcariam o fim da Idade Média na literatura.
Mas não foram apenas as inovações formais que garantiram a presença de Dom Quixote entre os grandes clássicos da literatura ocidental. Para milhões de pessoas que tiveram contato com a obra em suas mais diversas formas - adaptações para o público infantil e juvenil, histórias em quadrinhos, desenhos animados, peças de teatro, filmes e musicais -, o Cavaleiro da Triste Figura representa a capacidade de transformação do ser humano em busca de seus ideais, por mais obstinada, infrutífera e patética que essa luta possa parecer.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
Dom Quixote
O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha
O Engenhoso Fidalgo D. Quixote da Mancha
D. Quixote II

Similares

(32) ver mais
Dom Quixote de La Mancha
O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha
A Divina Comédia
Os contos de Cantuária

Resenhas para Dom Quixote (11)

ver mais
D. Quixote: um louco genial
on 8/4/21


"Quando a própria vida parece lunática, quem sabe onde está a loucura? Talvez ser muito prático seja uma loucura. Renunciar aos sonhos - isso pode ser loucura." Após a publicação do Quixote apócrifo, Cervantes resolveu escrever a continuação das aventuras de seu famoso herói. Nessa parte, D. Quixote já está consagrado cavaleiro e vive, ao lado de Sancho, situações bastante pitorescas que me garantiram boas risadas. Um destaque especial para o capítulo X que trata do "encantamento de... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam2
Avaliações 4.4 / 97
5
ranking 61
61%
4
ranking 27
27%
3
ranking 9
9%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Jeanine
editou em:
06/03/2023 11:41:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR