PDF - A Rainha do Ignoto
Emília Freitas publicou o romance A rainha do Ignoto em 1899, encerrando o século XIX com uma forma estética nova: a literatura fantástica.
É das mãos de uma mulher, nordestina, feminista, abolicionista, republicana e atuante no cenário político em que viveu, que a ficção especulativa nasce na literatura brasileira, embora a autora tenha sido totalmente apagada e sua obra esquecida.
Em A rainha do Ignoto, os elementos que na escrita apontam para o insólito, o mágico e o surreal estão em diálogo com as marcas da realidade que a narrativa objetivamente critica: a escravidão, os desmandos do patriarcado e a opressão às mulheres, a imposição religiosa. A escrita imaginativa de Emília Freitas é um convite tanto para transgredir quanto para transformar o real e o texto navega, como ela dizia, “entre o impossível e o impossibilitado”.
FERNANDA MIRANDA,
professora de teoria da literatura da Universidade Federal da Bahia
A Rainha do Ignoto
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Vídeos A Rainha do Ignoto (1)
ver mais
A Rainha do Ignoto - Emília Freitas
Resenhas para A Rainha do Ignoto (92)
ver mais
Não vou falar do enredo, já que fantasia nem é meu gênero favorito. Embora seja necessário dizer que o Vale do Jaguaribe até hoje tem sua aura de mistério.
Também não quero me alongar nas credenciais desse livro: romance feminista do século XIX, antiescravista, republicano, precursor da ficção científica dentre muitas outras qualidades.
Quero ressaltar que "A rainha do Ignoto" é um grito desesperançado contra toda a realidade massacrante advinda da descrença nas instituições, política...
leia mais