PDF - Ao Sul do Corpo
Baseada em documentos do século XVI ao XVIII, a autora resgata personagens e situações anônimas para contar a história da mulher no periodo colonial. E revela as marcas deixadas pela diferença de gênero que ainda hoje fazem parte do imaginário brasileiro, como o estereótipo da santa-mãezinha provedora, piedosa, dedicada e assexuada, arquétipo que ainda hoje permanece vivo.
Ao Sul do Corpo
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para Ao Sul do Corpo (5)
ver mais
O livro trata do processo de adestramento e normatização da mulher no período colonial, demonstrando o esforço de instituições como a Igreja e o Estado para adequar as mulheres ao molde da ?santa-maezinha?. A autora analisa questões como o casamento, a sexualidade, a maternidade, o parto, a demonização do corpo feminino, etc. É uma leitura bem interessante pra quem, assim como eu, gosta de estudar sobre mulheres e historial social. Apesar de ter me decepcionado em alguns aspectos, é um...
leia mais