PDF - As Palavras e as Coisas
As ciências humanas são mais do que um saber - elas são uma prática, elas são instituições. Michel Foucault, ao analisar a gênese e a filosofia das ciências, mostra como é recente o aparecimento do 'homem' na história do nosso saber. Estuda a mudança interior de nossa cultura, do século XVIII ao século XIX, por meio da gramática geral, que se tornou filologia; da análise das riquezas, que se tornou economia política e da história natural, que se tornou biologia.
Nós o acompanhamos num subsolo onde ele, como arqueólogo do pensamento, nos mostra aquilo que faz com que as ciências humanas, hoje, se tornem possíveis.
As Palavras e as Coisas
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Vídeos As Palavras e as Coisas (1)
ver mais
Foucault - Las palabras y las cosas: Las Meninas |
Resenhas para As Palavras e as Coisas (7)
ver mais
Surgimento do homem moderno
Em seu livro "As palavras e as coisas", Foucault conjectura o desaparecimento do homem. Segundo ele, se as disposições que permitiram a construção do conceito homem viessem a desaparecer, o próprio conceito, a saber, o homem, também se desvaneceria, assim como um desenho na areia da praia apagado por uma onda. Nesse sentido, surgiria um novo problema e um novo objeto de estudo.
Dizer que o homem é uma produção, é considerar como a cultura e a política está imbricada com a própria p...
leia mais