Deus e o Estado

Deus e o Estado Mikhail Bakunin




PDF - Deus e o Estado


Deus e o Estado é um manuscrito do filósofo anarquista russo Mikhail Bakunin publicado postumamente em 1882. O trabalho critica o cristianismo e o movimento tecnocrático então em ascensão a partir de uma perspectiva materialista, anarquista e individualista.
Um texto logo assumiu uma vida e autonomia próprias, a ponto de se tornar um dos manifestos fundamentais do pensamento anarquista e um clássico do pensamento político. Animado por seus três pilares programáticos (a abolição das formas de exploração, o ateísmo e o antiautoritarismo), o autor formula uma veemente defesa da liberdade do ser humano e de seu direito de se organizar socialmente fora do jugo da autoridade de Deus, em primeiro lugar, e, em segundo lugar, do Estado que, com as revoluções liberais do século XIX, passou a ocupar o lugar que a religião ocupava desde tempos imemoriais.
Mesmo que o mundo tenha mudado muito desde que este texto foi publicado, e hoje as grandes corporações parecem dominar com a ajuda da tecnologia, as palavras de Bakunin ainda enviam uma mensagem cujas profundas correntes continuam a ecoar e a provocar reflexão.





Deus e o Estado

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Deus e o Estado (2)

ver mais
Deus e o estado


Um título muito melhor para este manuscrito seria ?Cristianismo e o estado?, uma vez que Bakunin trata do Deus da Bíblia por toda a sua crítica. (O manuscrito está incompleto e termina em meio as reflexões do autor.) Bakunin deixa claro seu ateísmo no livro e do porquê o anarquismo deveria seguir uma linha ateia, algo que não é obrigatório tendo em vista que temos anarquistas cristãos como Liev Tolstoi. É um livro azedo para qualquer um que seja muito fanático na religião, pois por...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR