Deus e o Estado

Deus e o Estado Mikhail Bakunin




Resenhas - Deus e o Estado


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Rauecker 22/01/2024

Deus e o estado
Um título muito melhor para este manuscrito seria ?Cristianismo e o estado?, uma vez que Bakunin trata do Deus da Bíblia por toda a sua crítica. (O manuscrito está incompleto e termina em meio as reflexões do autor.)

Bakunin deixa claro seu ateísmo no livro e do porquê o anarquismo deveria seguir uma linha ateia, algo que não é obrigatório tendo em vista que temos anarquistas cristãos como Liev Tolstoi.

É um livro azedo para qualquer um que seja muito fanático na religião, pois por diversos momentos o cristianismo é criticado duramente e questionado por diversos pontos de vista do autor. Ao meu ver são questionamentos pertinentes e ótimos para refletir, uma vez que tenha maturidade para tal.

Maioria das conclusões são sobre a igreja, creio que a parte faltante do manuscrito seria suas conclusões sobre o Estado e por fim como tudo se encaixa, mas é bem possível interpretar o que o autor pensa, uma vez que temos os exemplos em nossos dias atuais como muitos utilizam a palavra de Deus para fazer política, é uma política assassina.

As palavras de Maquiavel fazem muito sentido sempre que me deparo com essas obras ?não entendiam nada de Estado, pois se entendessem, não deixariam a igreja crescer tanto.?

Citação preferida:

?O homem privilegiado, seja política, seja economicamente, é um homem depravado de espírito e de coração.?
comentários(0)comente



Mefis0 14/01/2023

Não é A introdução ao Anarquismo que te prometeram
Resumidamente, o livro é uma breve história do uso instrumental da religião para a dominação do proletariado. Nesse quesito, faz um bom trabalho apontando tanto o desenvolvimento teórico das religiões (do panteismo, até o monoteísmo cristão) e de seu ressurgimento moderno por meio da burguesia. Todavia, falta ao manuscrito um posicionamento, Bakunin nem estrutura muito bem o Anarquismo, nem o seu agnosticismo, apesar de, para este, apresentar uma excelente ideia, muito interessante. Por isso, me encontro decepcionada com a introdução ao Anarquismo que me fora prometida com a recomendação desse livro. Porém, é uma ótima leitura caso ainda não tenha explorado o assunto do ateísmo/agnosticismo em sua totalidade.
comentários(0)comente



Vivi 11/01/2023

Deus é o estado
Deus é o estado é um livro para entender o sentindo pelo qual sempre vermos o estado coloca um deus sempre acima de tudo, pois quando por exemplo um político cita muito uma religião ele está querendo se aproveitar das pessoas que seguem está religião, pois dependendo da doutrina, estas pessoas pensam que ele um ser certo é correto, é muito vezes a falta de informação faz isto ocorrer.
Também um ponto muito importante que o escrito fala e que, as pessoas pobres, sofrem diariamente, não tem lazer, viver em uma vida remota, e que elas necessitam de algo para fugir da sua realidade, então ficam entre duas coisas, o cabaré, bebidas, drogas entres outros, e a religião a igreja.
O escrito além do mais diz que se nós retiramos a desigualdade ou o estado, estás pessoas não precisaram fica entre está duas coisas.
E para finaliza o escrito citar/diz que a revolução irá fechar as igrejas e o cabarés.
comentários(0)comente



Carlinha 02/12/2022

Minha introdução ao anarquismo
Eu me encontrei no movimento anarcosindicalista, e pra começar estudar sobre, nada melhor do que ler seus maiores pensadores. Esse livro (inacabado, infelizmente) fala sobre o ateísmo, o porquê dele ser ateu, e porquê o ateísmo é uma característica anarquista. O anarquismo tem várias vertentes, mas algumas nomenclaturas se contradizem e não fazem jus ao movimento e à maioria dos pensamentos libertários, e aqui entendemos como Bakunin via a religião, na minha opinião, é o básico para seguir, se quiser se adentrar no movimento. Sem deuses, sem donos.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR