Elogio da Loucura

Elogio da Loucura Erasmo de Roterdã




PDF - Elogio da Loucura


"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", defendia Camões, contemporâneo de Erasmo, mas a loucura reina imutável e suprema. Daí que este encômio da Loucura a si mesma tenha sobrevivido mais de 500 anos desde a sua primeira publicação, em 1511, e seja tão atual hoje quanto no inicio do século XVI, ainda que os seus principais seguidores já não usem batina, mas se apresentem em público de fato e gravata, ou já nem de gravata.

Neste elogio de si mesma, a Loucura apresenta-se sob a forma de uma mulher dirigindo-se a um auditório composto por toda a Humanidade, expondo ao ridículo os vicios e as manias da sociedade do periodo que corresponde à transição da Idade Média para o Renascimento. Nenhuma classe, nenhum uso e nenhum maneirismo são poupados à critica viperina da Loucura. Todas as baixezas são impiedosamente elencadas, para alegria da sua mentora, a inultrapassável oradora deste discurso, a quem todos, de uma maneira ou de outra, prestam tributo e vassalagem.

Numa prosa tão rica quanto sarcastica - aqui vertida diretamente do latim (ao que tudo indica, pela primeira vez), com um irresistivel travo arcaizante, por António Guimarães Pinto, a Loucura celebra a juventude, o prazer e a embriaguez, ao mesmo tempo que critica as pretensões e fragilidades humanas, sobretudo as do clero, classe a que Erasmo pertencia, antepondo essa forma baixa de demência à elevada "loucura" da simples piedade cristă.





Elogio da Loucura

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Elogio da Loucura (209)

ver mais
Simplesmente fantástico


O elogio da loucura é um livro do início do século XVl, e me impressionou absurdamente. A narrativa é em primeira pessoa, e é ela, a deuza loucura quem nos conta todos os benefícios dados a nós por ela. Livro absolutamente satírico e de uma ironia deliciosa, que vai nos descrevendo como nossa vida seria impossível sem sua presença; como manteríamos nossos amigos se a loucura não nos ajudasse a desconsiderar certas atitudes, como nos casaríamos se a loucura não nos ajudasse a suportar o...