Elogio da Loucura

Elogio da Loucura Erasmo de Roterdã


Compartilhe


Elogio da Loucura


Tradução direta do Latim




"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", defendia Camões, contemporâneo de Erasmo, mas a loucura reina imutável e suprema. Daí que este encômio da Loucura a si mesma tenha sobrevivido mais de 500 anos desde a sua primeira publicação, em 1511, e seja tão atual hoje quanto no inicio do século XVI, ainda que os seus principais seguidores já não usem batina, mas se apresentem em público de fato e gravata, ou já nem de gravata.

Neste elogio de si mesma, a Loucura apresenta-se sob a forma de uma mulher dirigindo-se a um auditório composto por toda a Humanidade, expondo ao ridículo os vicios e as manias da sociedade do periodo que corresponde à transição da Idade Média para o Renascimento. Nenhuma classe, nenhum uso e nenhum maneirismo são poupados à critica viperina da Loucura. Todas as baixezas são impiedosamente elencadas, para alegria da sua mentora, a inultrapassável oradora deste discurso, a quem todos, de uma maneira ou de outra, prestam tributo e vassalagem.

Numa prosa tão rica quanto sarcastica - aqui vertida diretamente do latim (ao que tudo indica, pela primeira vez), com um irresistivel travo arcaizante, por António Guimarães Pinto, a Loucura celebra a juventude, o prazer e a embriaguez, ao mesmo tempo que critica as pretensões e fragilidades humanas, sobretudo as do clero, classe a que Erasmo pertencia, antepondo essa forma baixa de demência à elevada "loucura" da simples piedade cristă.

Edições (35)

ver mais
Elogio da Loucura
Elogio da Loucura
Elogio da Loucura
Elogio da Loucura

Similares

(19) ver mais
A Utopia
Delirium
Praise of Folly
Hamlet

Resenhas para Elogio da Loucura (209)

ver mais
Simplesmente fantástico
on 4/5/20


O elogio da loucura é um livro do início do século XVl, e me impressionou absurdamente. A narrativa é em primeira pessoa, e é ela, a deuza loucura quem nos conta todos os benefícios dados a nós por ela. Livro absolutamente satírico e de uma ironia deliciosa, que vai nos descrevendo como nossa vida seria impossível sem sua presença; como manteríamos nossos amigos se a loucura não nos ajudasse a desconsiderar certas atitudes, como nos casaríamos se a loucura não nos ajudasse a suportar o... leia mais

Estatísticas

Desejam365
Trocam103
Avaliações 4.1 / 3.350
5
ranking 42
42%
4
ranking 35
35%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Rafael Nini
cadastrou em:
16/09/2024 22:33:27
Rafael Nini
editou em:
16/09/2024 22:35:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR