Uma divertida canção popular irlandesa inspirou o romance Finnegans wake, de James Joyce, talvez o livro mais misterioso de toda a literatura ocidental do século XX. Traduzido e adaptado para o público infantojuvenil, com o título Finnício Riovém, Donaldo Schüler consegue reinventar uma obra enigmática, tornando-a acessível aos jovens leitores de hoje. Brincando com as palavras com criatividade e irreverência, o autor mantém o fio da fábula, os personagens e episódios centrais do romance, sem abrir mão dos trocadilhos e das palavras inventadas, que dão ritmo e conferem um colorido especial ao livro. O resultado é uma deliciosa narrativa poética, que irá prender a atenção de crianças e adultos, seduzidos pelo prazer da leitura.
Apresentar James Joyce ao universo infantojuvenil é uma importante iniciativa, sobretudo numa época em que videogames e jogos de computador chamam a atenção dos leitores mais novos. Para o teórico da comunicação Marshall MacLuhan, Finnegans wake estaria mais próximo das histórias em quadrinhos e das novas mídias do que da literatura tradicional, por sua linguagem radical e inovadora.
........................................
"Pra início de conversa, você vai ler uma estória que não tem princípio nem fim, [...] uma estória feita de mil e uma estórias, uma estória para viver e sonhar."
Transcriar James Joyce para o público infanto-juvenil. Este é o desafio de Donaldo Schüler em Finnício Riovém, um convite à criação, à imaginação.
Narrativa repleta de palavras inventadas, adaptadas à linguagem dos jovens, com instigantes reflexões vividas pelos personagens da obra-base de James Joyce, neste livro o autor realiza um jogo de palavras incentivando a criação vocabular em seus leitores.
No cenário de Finnício Riovém, o importante é criar, criar sempre. O que vale, o que conta, é a imaginação.
As fantásticas ilustrações de Cristiane Löff compõem a obra em total sintonia com o texto. Desenhos, letras, palavras, frases, parágrafos e idéias compõem esse imaginário da literatura joyciana. "Idéias saem de uma língua, dão um giro por outras línguas e voltam muito mais ricas".