Hegel

Hegel G. W. F. Hegel




PDF - Hegel


Consultoria da introdução geral por Paulo Eduardo Arantes.

1. A fenomenologia do espírito [pref., intr., caps. I e II; 1807] :::
Hegel esclarece, no Prefácio, que a “Fenomenologia do Espírito apresenta o devir da ciência em geral ou do saber”. Iniciando o acompanhamento desse devir, mostra, na Introdução, que “somente o Absoluto é verdadeiro ou somente o Verdadeiro é absoluto”. E, nos primeiros capítulos dessa obra fundamental à compreensão de seu pensamento, o filósofo analisa a consciência, considerando-a nos níveis da certeza sensível e da percepção.

2. Estética: a ideia e o ideal - e - o belo artístico ou o ideal [1832/87] :::
Hegel discute vários aspectos e concepções da arte, mostrando que, “ao entrarmos no domínio da arte, colocamo-nos no ponto de vista do espírito absoluto”, pois, situado acima da naturez, o belo artístico pertence à esfera do ideal.

3. Introdução à história da Filosofia [1816] :::
Hegel mostra como a filosofia está intrinsecamente ligada a seu acontecer histórico, de tal modo que o estudo da filosofia acaba se confundindo com o estudo da história da filosofia. Esclarece ainda a relação existente entre filosofia e outras formas de saber (ciências particulares e religião). Finalmente, demonstra que o surgimento da filosofia depende da liberdade de pensamento, e esta, da liberdade política.





Hegel

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Hegel (4)

ver mais


Se você chegou até Hegel, provavelmente veio atrás das raízes da teoria Marxiana. Nesse caso, o livro fornece dois textos que exemplificam a dialética (tese - antítese - síntese) que fundamentará a tese marxista do desenvolvimento pelo conflito: Fenomenologia do Espírito e Introdução a História da Filosofia. Os dois estão incompletos. A Nova Cultural preferiu dar espaço aos ensaios de Estética que compõe melhor a ideia magna de "O idealismo absoluto". Para Hegel, todo conflito po...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR