PDF - Literatura e Sociedade
Textos que formulam com clareza inédita a tarefa da crítica.
"O externo se torna interno e a crítica deixa de ser sociológica, para ser apenas crítica." Poucas frases condensam de forma tão contundente o problema fundamental da crítica literária quanto essa de Crítica e sociologia, ensaio que abre este livro. Publicado originalmente em 1965, ele reúne alguns textos clássicos na trajetória do autor, como A literatura na evolução de uma comunidade, sobre a cidade de São Paulo entre o século XVIII e o Modernismo, e Literatura e cultura de 1900 a 1945, uma síntese admirável sobre a cultura brasileira na primeira metade do século XX, e que também revela uma das chaves do pensamento do autor: a dialética entre cosmopolitismo e localismo.
Literatura e sociedade
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para Literatura e sociedade (42)
ver mais
Para falar de “Literatura e Sociedade” é preciso voltar ao ano de 1959, ano que vinha à luz das publicações nacionais o livro “Formação da Literatura Brasileira”, estudo do professor Antonio Candido sobre as principais obras e autores do Arcadismo e Romantismo. Nesse livro, o crítico explica seu sistema literário, mais especificamente a tríade formada por autor-obra-público. Em “Formação da Literatura Brasileira”, Candido prende-se no Arcadismo e no Romantismo, por ver nesses doi...
leia mais