Narrativas do espólio

Narrativas do espólio Franz Kafka




PDF -


Kafka publicou apenas um sexto de sua produção. O restante - inclusive estes 31 textos - ficou aos cuidados do amigo e testamenteiro Max Brod, que se recusou a atender ao pedido do autor para queimá-la. Encontram-se aqui obras-primas da ficção mundial, no estilo exato e poético do artista de O castelo.

O escritor tcheco Franz Kafka viu apenas a sexta parte de toda a sua produção ficcional ser publicada. Pouco antes de morrer, confiou sua herança artística ao amigo e testamenteiro Max Brod. As instruções do escritor eram claras: destruir toda a sua ficção impressa (exceto o livro Contemplação), seus artigos publicados em jornal e também seus manuscritos. Brod não atendeu a essas exigências e, graças ao seu empenho em preservar os escritos do amigo, hoje conhecemos uma das mais importantes realizações literárias do século XX.

As obras do espólio começaram a vir à luz com a publicação dos grandes romances: O processo, O castelo e América (hoje O desaparecido). Vieram em seguida, a partir de 1931, as Narrativas do espólio, selecionadas por Brod entre as que lhe pareciam resolvidas formalmente. O volume reúne 31 textos diversos, que variam de tamanho e de feição - o termo "narrativas" era empregado pelo escritor para designar textos que iam da fábula ao aforismo, da reflexão à paródia, do épico à ficção crítica. Como afirma o tradutor Modesto Carone no posfácio, as narrativas curtas que constituem o volume não apenas estão no mesmo nível dos grandes romances kafkianos, como O processo e O castelo, como "garantiriam a Kafka, por si sós, um lugar privilegiado na literatura mundial".





Narrativas do espólio

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Narrativas do espólio (8)

ver mais


Fico até sem jeito de dar uma nota baixa para um livro de um escritor que admiro como o Kafka, mas essa nota é muito mais pela minha experiência com a leitura, e não pelos méritos do escritor (eu não sou nem louco de questionar os méritos do Kafka). 25% do livro é ocupado pelo conto "Investigações de um cão", que eu já havia lido em 2018 e lembro que havia gostado bastante. Não sei o que houve de lá para cá, se foi a pandemia ou o quê, mas eu não tive a menor paciência com o conto ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR