O Governo do Homem Endividado

O Governo do Homem Endividado Maurizio Lazzarato




PDF - O Governo do Homem Endividado


Sabe-se que um estudante universitário norteamericano termina seus estudos já totalmente endividado. Portanto, seu futuro está hipotecado: a dívida é uma dívida de vida, não apenas financeira. Daí a hipótese mais geral que atravessa este livro de tirar o fôlego: “A dívida é a técnica mais adequada para a produção do homo œconomicus neoliberal”.
Com brilhantismo, Maurizio Lazzarato mostra como a guinada neoliberal significa a subordinação da soberania política aos imperativos do mercado e das finanças. A revogação das conquistas sociais, o achatamento salarial, o desemprego, a privatização generalizada, a subserviência do sistema jurídico, a insignificância dos mecanismos de representação –, eis alguns dos elementos do novo ordenamento neoliberal. Estamos falando da crise grega ou do Brasil de hoje, na sua mais sombria atualidade?
Só uma análise da função crucial da moeda hoje e dos novos “axiomas” do capitalismo contemporâneo permite compreender a reconfiguração a um só tempo econômica e subjetiva que vivemos. Escrito de maneira cristalina, apesar dos conceitos complexos que aborda, este livro atinge o coração de nosso presente e multiplica as pistas para a recomposição de um pensamento de esquerda.





O Governo do Homem Endividado

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Governo do Homem Endividado (0)

ver mais


Ao trilhar caminhos para entender a função da dívida na produção do homo economicus neoliberal, o autor expõe de maneira categórica formas de expropriação da população em geral. Para garantir o lucro de uns é preciso destruir a vida de outros, empobrecendo-os. No capitalismo contemporâneo praticamente não existe mais a relação patrão/ empregado, mas sim credor/ endividado. Hoje, para tudo na vida é preciso endividar-se, desde ter um teto para morar, automóvel, plano de saúde, um negóc...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR