O conto pode ter vários enfoques: ser dramático, cômico, falar sobre amores impossíveis ou assassinatos misteriosos. Tudo isso concentrado em poucas páginas. Sete importantes escritores brasileiros, com estilos próprios e diversos, revelam que têm algo em comum: são grandes contadores de histórias. No oitavo volume da coleção "Para Gostar de Ler" são apresentados 14 contos escritos 7 importantes e significativos nomes da literatura do país: Graciliano Ramos, Ignácio de Loyola Brandão, José J. Veiga, Lima Barreto, Luiz Vilela, Marcos Rey e Stanislaw Ponte Preta. Os textos estão reunidos em quatro temas: surpresas, dificuldades, imaginações e atitudes. Em cada um deles, algumas pérolas literárias podem ser encontradas.
Alguns dos contos apresentados no livro são: "O homem que queria eliminar a memória" (de Ignácio de Loyola Brandão), "Piabinha" e "Preocupações de uma velhinha" (de Luiz Vilela), "Diálogo da relativa grandeza" (de José J. Veiga), "A estranha passageira" e "A velha contrabandista (de Stanislaw Ponte Preta), "Doutor por correspondência" (de Marcos Rey), "O homem que sabia javanês" (de Lima Barreto), "Um papagaio falador" e "História de um bode" (de Graciliano Ramos).
Em "O homem que sabia javanês", Lima Barreto vai ao fundo da alma brasileira com suas virtudes, malandragens e deturpações. Neste conto, Barreto conta a história de um homem sem eira nem beira que encontra a sorte grande em um anúncio de jornal: "Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas, etc.". O homem, então, passa a "dominar" rapidamente o estranho idioma e acaba nomeado para o corpo diplomático de Java, além de receber alguma herança do seu aluno ancião, o mesmo do anúncio.