PDF - Seta do Tempo, Ciclo do Tempo
A imagem de uma Terra velha de alguns bilhões de anos, onde a história humana é apenas um grão de areia numa praia extensa, não é uma idéia tão trivial como pode parecer hoje. Ao contrário, foi uma grande descoberta, que se impôs às consciências a partir do século XVII. Não se trata, porém, como se lê nos livros de história da geologia, de uma vitória da ciência empírica sobre as vãs especulações metafísicas e teológicas. Stephen J. Gould desfaz com habilidade esse mito, mostrando como duas metáforas do tempo - a seta e o ciclo - estavam no centro e na origem desta descoberta do "tempo profundo".
Seta do Tempo, Ciclo do Tempo
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para Seta do Tempo, Ciclo do Tempo (2)
ver mais
Progresso do tempo, imanência das leis
Em "Seta do Tempo, Ciclo do Tempo", Stephen Jay Gould, um dos maiores divulgadores de ciência do século XX fala de sua revelação pessoal acerca de três grandes personalidades na história da geologia: Burnet, Hutton e Lyell. A história popular renegou ao primeiro o encargo de "vilão", um bibliólatra que sozinho conseguiu atrasar o desenvolvimento das ciências em um século. Hutton e, posteriormente, Lyell, foram então os heróis que salvaram a ciência das garras do obscurantismo.
Como é ...
leia mais