Lola 14/01/2012A Última Música - Nicholas SparksPrepare a caixa de lenços, este livro tocará direto em seu coração. E as lágrimas vão rolar demonstrando a intensidade com que suas emoções serão atingidas.
A emocionante história da rebelde Ronnie e seu irmão fofo de 10 anos Jonah, filhos de pais separados e que são obrigados a passar um tempo na casa do pai Steve, que fica na pacata praia de Wrightsville é de uma sensibilidade incrível. Nicholas Sparks me fez chorar como um bebê, pois nessas 397 páginas está uma história que poderia acontecer a qualquer um, em qualquer lugar do mundo. Uma história que faz lembrar que as pessoas não são eternas e que é preciso amar hoje, agora. Porque o amanhã pode ser tarde demais para isso.
Ronnie é encrenqueira, mora em Manhattan com a mãe Kim e o irmão Jonah, e não se conforma por ter que passar o verão todo com o pai, que não vê há 3 anos, em um fim de mundo, longe dos amigos e da vida agitada. Apesar dessa rebeldia externa Ronnie é doce e a relação dela com o irmão é muito fofa.
Jonah por outro lado adora a idéia e não cansa de demonstrar ao pai que está feliz por estar com ele. Mesmo com a pouca idade ele tem uma personalidade admirável, é uma criança saudável que fala o que pensa e que acima de tudo protege a irmã e protagoniza cenas engraçadas com Ronnie e Will.
Essa é a história de vidas que foram separadas, unidas, separadas. Uma história cheia de amor, de encontros, de desencontros, e acima de tudo superação. Superar os próprios medos, as próprias decepções e se abrir para a vida, dissolver as mágoas e aprender que não podemos julgar antes de conhecer. Que a vida é muito curta para passar grande parte dela fingindo não se importar quando o que mais queremos é um abraço, uma palavra de carinho.
É a prova da frase “aqueles que amamos nunca nos deixam de verdade”.
Além de tudo, quando o livro acaba você começa a perceber que muitas vezes dá uma ênfase tão grande aos seus próprios problemas que não nota que o mundo lá fora continua a girar e que as pessoas que você ama não são eternas. Que orgulho nenhum te faz companhia quando você percebe que deixou de fazer o bem enquanto podia, e que agora a vida seguiu e não há como voltar atrás.
Um romance gracioso, dolorido e emocionante. Leitura recomendada se você é fã de histórias tocantes e não dá bola se tiver que derramar algumas [muitas] lágrimas.
“A Última Música é o exemplo do amadurecimento humano, do desabrochar das emoções e principalmente faz entender que no mundo, o que vale mesmo é lutar por amor. Pela família, pelos amigos, por alguém. Esse é o sentido da vida, o amor é a música que guia nossa alma.” -lola
Resenha originalmente postada no blog adventurerpenelope.blogspot.com.
Confira aqui: http://adventurerpenelope.blogspot.com/2012/01/ultima-musica-nicholas-sparks.html