Juny K. 28/04/2011RESENHA: “Calafrio” (Maggie Stiefvater)Disponivel em: http://www.dear-book.net/2010/12/resenha-calafrio-maggie-stiefvater.html
Esse livro foi um dos presentes que ganhei da Alba no Amigo Secreto Literário. Me arrependo amargamente por não ter lido esse livro antes. É simplesmente apaixonante! Nunca gostei tanto de lobos quanto agora.
Tudo começa quando Grace, ainda criança, está em seu balanço de pneu, no quintal e é atacada por lobos e arrastada para o bosque. Alguns lobos a mordem e ela ao invés de se debater ou tentar fugir, fica imóvel olhando para os olhos amarelos, tão humanos, de um dos lobos que só a observa, intensamente. Depois disso ela acaba acordando no hospital, e crê que foi o lobo dos olhos amarelos que a salvou. Depois disso passam-se anos e anos e ela sempre observa o lobo no bosque próximo a sua casa, e ele está sempre lá, como se estivesse esperando-a.
Certo dia, um dos alunos da escola de Grace, Jack, é atacado por lobos e dado como morto, o que gera uma revolta da população e o inicio de uma caçada aos lobos. Grace se desespera e vai ao bosque a fim de proteger seu lobo de olhos amarelos e o bando, ao ouvir vários tiros, inventa desculpas ao policial, que sua amiga esta tirando fotos lá e pode ser atingida, e consegue que a caça seja adiada. Até que volta para casa e vê um rapaz nu e com um ferimento de tiro, ao olhar em seus olhos, amarelos, não tem dúvidas de quem ele é. Leva-o ao hospital, e quando ele acorda, se apresenta como Sam, esclarece algumas coisas, sobre sua origem, que no fundo, ela parecia já sentir.
Beijei-a. Só um leve roçar dos meus lábios nos dela, nada animal.
Grace sorriu para mim. Suas palavras foram zombeteiras, mas sua voz foi carinhosa:
- Isso é tudo que tem a oferecer?
Toquei seus lábios de novo, e dessa vez, o beijo foi diferente. Valeu por 6 anos de espera, sua boca criando vida sob a minha, com gosto de laranja e desejo. Eu me sentia selvagem e domesticado, e feito em pedaços e perdido entre tudo isso ao mesmo tempo.
E disso nasce um grande amor. Romance dos bons! Sam é sensível, um artista, pensa em letras de músicas para descrever momentos e suas emoções, cita poesias alemãs. Eu espeva por um lobo mais agressivo, mas a personalidade de Sam me surpreendeu muito! Grace é forte, enfrenta os problemas, não se abala facilmente, não entende arte e não gosta de expor muito seus sentimentos, gostei muito da personalidade dela e me identifiquei. São dois personagens muito diferentes que se completam, ele tão romântico e ela muitas vezes rude.
Fechei os olhos. Por um breve momento desejei de todo coração que ele fosse apenas um rapaz normal, para que eu pudesse ir embora furiosa, com meu orgulho e minha indignação. Mas ele não era. Era frágil como uma borboleta no outono, esperando ser destruída pela primeira geada. Então engoli a raiva, um gole amargo, e abri um pouco mais a porta.
Mas o livro não gira só entorno desse lindo romance. Tem muitos mistérios a serem revelados, que eu não vou citar nenhum, porque devem ser descobertos aos poucos na leitura. Só posso dizer que o final me surpreendeu muito, gostei bastante e estou louca pela continuação!
Despindo a minha pele.
Deixando só meus olhos
Você vê dentro de mim
E sabe que ainda é minha
Há vários outros personagens com papeis importantes na trama como Beck (líder da matilha de Sam), Shelby (loba psicopata obsecada por Sam), Jack (o que é atacado pelos lobos), Olívia (uma das melhores amigas de Grace), Isabel (uma garota metida da escola, irmã do Jack, me lembra um pouco a bitch da Aphrodite de House of Night).
O que se pode dizer sobre os lobos, nesse livro, é que se torna um deles a partir de uma mordida e o que determina as transformações é a temperatura, no verão/calor humano, no frio/inverno lobo.
Uma brisa inesperada levantou meus cabelos, frígida e penetrante. O inverno de repente parecia muito perto. Parei na calçada, fechando os olhos, lutando contra o incrível desejo de voltar para Sam. No fim, o dever venceu, e fui a escola. Mas aquilo parecia um erro.
Os capítulos tem narração alternada entre Grace e Sam e sempre no inicio marca a temperatura que esta fazendo nesse momento. Há tantas frases e citações lindas que eu tive dificuldade de selecioná-las para essa resenha, porque ao longo da leitura separei muitas, e não queria colocar somente as românticas, porque o livro vai muito além disso.
Esperei muito para ler esse livro, criei muitas expectativas e ele não me decepcionou. Realmente é um dos melhores livros do ano, vale a pena ler!