Josi 13/09/2024
"Bastava ele chegar para confirmar que o amor existia."
Fio Jasmim é um homem sedutor, que coleciona conquistas pelas diversas cidades que sua profissão de maquinista o leva a cruzar. Nem mesmo o casamento com a resignada Pérola Maria e a extensa prole que tem com ela o impedem de acumular casos extraconjugais e filhos bastardos.
A narradora se coloca como amiga da mais longeva das amantes, Juventina, por meio de quem conhece a história das demais, e tem a missão de registrar e dar visibilidade a essas mulheres, que têm em comum o amor pelo mesmo homem, algumas já esquecidas por ele.
Assim, após um rápido panorama sobre a vida presente e o casamento de Fio Jasmim, o enredo passa a destrinchar a vida de algumas delas, transferindo a elas o foco e o protagonismo.
Conforme conhecemos as aventuras amorosas de Fio Jasmim, percebemos o pouco valor que esses relacionamentos (e os frutos deles) têm para esse homem adúltero, que usa as mulheres sem escrúpulos.
Mas Fio Jasmim não é retratado como um vilão. Sua condição de menino negro e todo o preconceito, muitas vezes velado, que a acompanha, lhe renderam um trauma na infância que, unido ao exemplo paterno de masculinidade tóxica e indiferença com os sentimentos das mulheres, foi fundamental para sua formação como homem.
As amantes também não são meras vítimas, mas se entregam espontaneamente a esse amor incerto. No geral, são fortes, decididas e arcam dignamente com suas escolhas.
Nesse sentido, o livro aborda de forma bastante sensível a construção social que naturaliza tanto a promiscuidade do homem, quanto a objetificação e aceitação da mulher.
A desconstrução vem a partir da personagem Eleonora, com uma narrativa destoante e inesperada, que surpreende e quebra as expectativas, trazendo a esse homem um outro olhar sobre o amor.
Não é segredo que sou apaixonada pela escrita da Conceição Evaristo, que é de uma sensibilidade e beleza fora do comum. Me encanta como tudo que ela escreve soa como poesia. E esse livro acaba de se tornar meu favorito dela. Leiam e se encantem também! ?