Canção para ninar menino grande

Canção para ninar menino grande Conceição Evaristo




Resenhas - Canção Para Ninar Menino Grande


566 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Fayne Rafaela 21/08/2024

"Todas nós estamos sós, mas a nossa confraria não nos deixa sentirmos sozinhas. Somos e estamos umas com as outras. E, quando o vazio no peito nos atormenta, não nos entregamos ao desespero, compartilhamos a dor ancestral que existe em cada uma de nós.”

Meu segundo livro da Conceição Evaristo e gostei muito. Essa mulher tem o dom de escrever histórias cotidianas de forma muito bonita, sempre causando reflexões no leitor.

Apesar de a história se vender como sendo sobre o Fio Jasmim, as estrelas da narrativa são as muitas mulheres que têm a vida atravessada por este homem. Conceição explora feminilidade, masculinidade, afetos, abandonos e mágoas por meio de diversas vivências. Cada uma única à sua maneira, todas marcadas pela passagem de Fio Jasmim, mas nunca sua permanência.
comentários(0)comente



Yasmin 21/08/2024

O amor pelo outro só reflete o amor por você
Uma obra nacional de caráter, estrutura e narrativa nacional. Primeira vez lendo Conceição Evaristo e o título sempre me chamou muita atenção ?Canção para ninar menino grande? que experiência, um livro que acredito que tenha que ler para além do que está nas linhas, a narrativa conta histórias de Fio Jasmin um homem mulherengo que passou por várias cidades e em cada uma delas deixou mulheres apaixonadas e também decepcionadas, no começo parece ser uma história sobre ele o que de certa forma é, por sua busca por validação como um homem preto que não pode ser o príncipe na peça da escola, pela escuta de falas do seu pai que o homem que é homem mesmo não poder negar os desejos da carne. Fio Jasmin é apenas um dos milhares de homens que cresceram com essa verdade instaurada ao nascer com o órgão que nasceram entre as pernas. Mas para além disso a história de mulheres fortes e resistentes que não se negaram a seus desejos, que carregam uma imensidão de amor dentro de si que o egoísmo e o supérfluo ficam para o sexo oposto, que as experiências estão para serem vividas, que o amor para o outro transborda do amor de dentro de si.
comentários(0)comente



Paula.Mirante 20/08/2024

Um livro com várias mulheres incríveis. Donas de si. Um livro para adentrar em perspectivas e vivências diferentes.
comentários(0)comente



Jéssica Nogueira 20/08/2024

Fio Jasmim
Quando comecei a ler fiquei com uma sensação estranha, o livro conta sobre a vida amorosa de Fio Jasmim, um trabalhador da linha de ferro que anda através das cidade e no caminho cativa corações.
Cada história de amor com uma mulher diferente, mostra pouco a pouco sobre esse personagem e seus desejos, sonhos e como a vida vai passando enquanto o trem também se vai.
Confesso que cheguei ao fim do livro com raiva do Fio e mesmo gostando da escrita a história não fazia sentido. Qual o motivo de escrever sobre esse homem? Foi quando eu entendi que o livro não é sobre quem Fio era, ou sobre o que ele fez, sobre os amores que despertou e desatou, na realidade o livro era sobre algo maior, era sobre o amor mais puro que não precisava de nada para ser nutrido além de si mesmo e que Fio Jasmim foi apenas o instrumento... no fim, o livro era sobre um amor triste e feliz, mas que era tudo e Perpétua.
comentários(0)comente



Daniel.Moreira 19/08/2024

A poética da escrivência
Nesse romance, Conceição Evaristo, conta a história de Fio Jasmim e suas várias mulheres!

Conta a história de uma forma singular, entre a oralidade e a escrita.

Com maestria, ela narra a complexidade do homem negro e a masculinidade esperada. Amores vem e vão, mas na verdade é a busca para completar seu vazio!
comentários(0)comente



lidi.b.goncalve 18/08/2024

Canção para ninar menino grande - Conceição Evaristo 


Um menino negro que na escola não é escolhido para ser o príncipe, preterido pelo menino branco, carrega em sua vida a necessidade da conquista e encantamento de mulheres por onde passa. Herda do pai a profissão de maquinista de trem, e apesar de já ter escolhido a mulher com que vai casar e dividir a vida, em cada estação que o trem para, coleciona conquistas, sem qualquer responsabilidade emocional. Fio Jasmim, é um exímio conquistador, vê o amor como um jogo. Uma das mulheres que lhe dedica amor, sem lhe pedir nada em troca, escreveu Canção para ninar menino grande em homenagem ao amado. Conceição usa de toda sua Escrevivência para contar histórias de amor, melhor dizendo, de amores. Fio Jasmim e seus amores! 
comentários(0)comente



Pedro4038 18/08/2024

O Príncipe Negro
Fio Jasmim, quando criança, foi negado o papel de príncipe numa peça da escola por causa da cor de sua pele e, com isso, cresce tentando ser esse príncipe negro. Ele se torna um maquinista que busca conquistar uma mulher em cada cidade que visita a trabalho incentivado por seus colegas e sua fantasia infantil, mesmo já tendo marcado seu casamento com Pérola Maria.

O interessante desse livro é que ele se foca mais no ponto de vista das mulheres as quais ele atravessa a vida e os impactos que causou com isso, seja uma gravidez, exclusão por parte da família, ou, até mesmo, a morte. Ele nunca assume responsabilidade pelas suas ações e, também por isso, Conceição Evaristo o compara com uma criança, um eterno menino no corpo de um adulto.

É possível que Fio Jasmim não seja um homem só, mas se faz aqui um artifício narrativo porque bem o poderia ser. Esses homens representam a mesma coisa para todas essas mulheres e, por isso, a autora o caracteriza dessa forma como um único homem, como se construísse com esse livro uma figura folclórica. Essa hipótese é reforçada com a fala da autora que admite que esse livro contém partes iguais de veracidade e ficção
comentários(0)comente



psi.dara 17/08/2024

Foi meu primeiro livro lido de Conceição Evaristo. Achei de um encantamento poético lindo em toda sua escrita. Gostei que conta a história de mulheres, em traços que permeiam o encontro com Fio em suas vidas. Gostei muito da construção dos personagens.
comentários(0)comente



mariposa.paixonada 17/08/2024

Gente muito muito bom! poético e real na medida certas.... complicado ler sobre mulheres que se despedaçam por homens e homens que não sabem amar mulheres pelo que elas são e sim pelo que elas podem oferecer. Fio era um cara com muitas questões a se resolver assim como todos os homens que passaram na história junto com eles.... é isso amei a leitura
comentários(0)comente



iane.books 16/08/2024

Canção para ninar menino grande
O livro Canção para ninar menino grande é uma verdadeira fofoca de interior, a diferença se encontra no jeitinho poético e intenso de Conceição Evaristo de descrever e traduzir sentimentos e suas ausências através das escrevivências.
Sinceramente, o final me foi uma verdadeira e dolorosa surpresa. Ver o Fio Jasmin se enxergando a partir de uma nova perspectiva, onde passa a questionar os atos de toda uma vida. O príncipe negro realmente acreditava que o que o torna um homem eram as mulheres a quem conhecia, coisa aprendida com o pai e repassada.
Lindo, profundo, uma leitura fluida e encantadora.
comentários(0)comente



Thábata 14/08/2024

Ler Conceição Evaristo é sempre um acontecimento, e ler Canção pra ninar menino grande me permitiu viver esse acontecimento de forma plena, aproveitando todas as qualidades que a escrivivência da Conceição tem pra oferecer. Um livro poético, que apresenta um retrato das relações vividas por tantas pessoas. Eu conheço, e quase todos devem conhecer algum Fio Jasmim e/ou algumas das mulheres que têm relações com esses homens, e as complexidades dessas conexões refletem em vários aspectos das nossas vidas. Como todo livro da Conceição Evaristo, vale a leitura.
comentários(0)comente



Samori 14/08/2024

Incrível
Estou completamente apaixonada! A escrita da autora é sem dúvida uma das melhores que já tive o prazer de ler. Você se envolve e mergulha de cabeça na história já nas primeiras páginas. É encantador?
comentários(0)comente



Davi.Paiva 11/08/2024

Achei morno
Link Amazon: https://amzn.to/3SMJ29v

Consegui este livro em uma ótima negociação onde o dono me vendeu 3 livros por 10 Reais cada um. E tanto no Estante Virtual quanto nos Marketplaces da vida cada livro custa, em média, 30 Reais (!!!).

A ideia era finalmente ter acesso a uma obra de uma escritora tão aclamada na atualidade e ter uma maravilhosa experiência.

Resultado: achei morno.

Por mais que a editora tenha feito um bom trabalho editorial na escolha de papel e fonte, a falta de uma sinopse mais objetiva e textos de orelhas mais atraentes tira um pouco da graça da leitura. E por mais que o livro fale pautas importantes sobre a criação e a conduta de pessoas em nossa sociedade, eu poderia resumir este livro como "mulheres com passados interessantes e personalidades singulares encontram um homem chamado Fio Jasmin e caem na lábia dele". Quase todo capítulo isso acontece. Nem a mudança no final de ele finalmente encontrar uma com a qual ele pôde desenvolver uma amizade sem desejos carnais melhorou a obra.

Portanto eu vejo "Canção para Ninar Menino Grande" uma obra média para se pensar como as pessoas negras podem ser vistas ou malvistas em nossa sociedade (ainda mais mulheres). No entanto, ainda é morna.

Sem mais.
comentários(0)comente



Wanessa Braga 11/08/2024

Canção para ninar menino grande
Mais uma canetada de Conceição Evaristo. ?
Dessa vez, o personagem principal é um homem, mas que tem sua história contada a partir da perspectiva do olhar das mulheres com quem se relacionou na vida. Discute as complexidades da masculinidade de homens negros e o efeito disso nas suas relações. Aprender a engolir o choro, deixar de lado qualquer sentimento que parece dor ou tristeza e dar atenção somente a raiva, são algumas das coisas que aprendeu desde cedo. E as mulheres? Claro! Cuidado com elas.
Suuuper recomendo :)
comentários(0)comente



lendoantesdemorrer 10/08/2024

Um fantasma em sua própria história
Seria possível um protagonista ter o papel de coadjuvante em sua própria história? bom é isso que acontece em Canções para Ninar Menino Grande. Fio Jasmim pensa que é o astro principal, mas mal sabe ele que está no papel de figurante em sua própria narrativa. Apesar de acompanharmos sua jornada pelo livro, não sabemos quase nada sobre ele. O que realmente importa são as vivências das mulheres negras que cruzam seu caminho.

Fio Jasmim é o elo que conecta essas mulheres. Cada uma cai nos encantos dele, mas o que se destaca são as trajetórias dessas mulheres, suas lutas e a forma como elas sobrevivem e prosperam. O livro não é sobre um galanteador que conquista mulheres, e sim sobre mulheres conectadas por uma paixão incomum. E não estou falando de Fio, e sim da paixão pela liberdade de ser quem realmente são, nosso "protagonista" desperta mais do que paixões nos corações das belas moças mas também o sentimento de liberdade de seus corpos e desejos.

obs: Essa foi a minha primeira obra de Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura nacional que tem como marcar registrada em seus livros o protagonismo feminino de uma forma não romantizada mas realistas, com certeza irei ler mais livro dela
comentários(0)comente



566 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR