giovanna 05/01/2024
"Não sou mais um homem, sou um coro."
"Com informações de menos, você é cego. Com informações de mais, é cegado"
Bom, tive que tirar um tempinho entre o término da minha leitura e a escrita dessa resenha pra deixar esse livro e a experiência de lê-lo decantar um pouco.
Começo dizendo que é um mistério diferente de outros que eu já tenha lido, e isso traz tanto percepções boas quanto ruins. A história toda, desde o princípio, é mega mirabolante, e isso me deixou muito animada no começo, com aquela sede de descobrir tudo por trás do mistério que esse tipo de livro traz e que eu sempre gostei muito. No entanto, com o passar do livro, o autor vai inserindo uma quantidade quase absurda de plot twists ao ponto que em determinada parte da história, eles acontecem aos montes em todos os capítulos, e com isso, vão perdendo a força, até que eventualmente perdem a graça, e só um ou outro vão se sobressaindo.
E então isso me leva a outro ponto que é o fato de que eu tive uma experiência de muitos altos e baixos nessa leitura. Foi um constante "estou adorando" pra "quero que acabe logo", o tempo todo, porque em determinado miolo do livro, por vários capítulos, a história se torna bastante maçante.
Sobre as coisas que gostei: a escrita é muito boa, e a história, querendo ou não, é bem escrita, apesar de eu sentir que houveram cabos soltos (que eu não saberia dizer quais são, porque a história tem muitos personagens, muitos plots e muita coisa acontece ao ponto que você muito rápido perde o fio da meada). E preciso admitir que admiro o autor por ter conseguido seguir a linha de acontecimentos de todos os dias que se repetem, mas sob a visão de corpos diferentes, o que não deve ter sido um trabalho fácil.
Não sei dizer ainda o que achei da explicação sobre tudo que acontece e sobre o final. Acho que gostei de algumas coisas e de outras nem tanto. Umas achei mal explicadas, mas isso pode vir do meu interesse muito pessoal em entender o funcionamento das coisas de uma maneira muito metódica, que às vezes não se aplica a todo mundo.
Acho que por fim, esse livro me deu a impressão de estar vendo um filme sobre mistério. Algo nele me deu o gostinho de adaptação da Netflix, e eu tenho certeza que ele será uma algum dia.