zize 07/09/2023
Decepcionante
Talvez eu tenha criado expectativas demais para esse livro. Ele já estava na minha lista de desejo há tanto tempo e esse ano eu finalmente pude ler ele e acho que a experiência não poderia ter sido pior. Demorei exatamente 2 meses para conseguir finalizar essa leitura, e nem foi por falta de tempo ou vida corrida não, porque eu li paralelamente a ele vários outros livros. Eu só tinha preguiça de continuar a história mesmo. A mas então por que eu não abandonei? Por que eu não gosto de abandonar livro, eu queria mesmo finalizar essa leitura para descobrir todo o mistério e ver como o autor ia fechar essa história e, sinceramente, foi bem ridículo, bem mnhé, tipo, é isso mesmo, sério?! enfim?
- spoilers -
A leitura foi bem desgastante, o livro é grande, tem quase 500 páginas e é uma enrolação sem fim, e ele ?resolve? o grande mistério nas últimas páginas de forma super corrida e jogada, mas nem liguei muito porque eu tava contando os minutos já para finalmente terminar de ler isso, só queria pontuar né porque fica bem (?). O autor cria ali toda uma narrativa de troca de corpos e viagem no tempo para desvendar um assassinato e blá blá blá para no fim o personagem estar em uma espécie de prisão (??? o que foi péssimo, porque ele nem se deu ao trabalho de explicar isso melhor) onde ele mesmo se enfiou para se vingar de uma criminosa que matou a irmã dele, só que o mundo e a vida que ele fazia parte antes de ir para BlackHeart não é explicado, nem falado nada sobre tá ligado, e pior, eles saem juntos de BlackHeart como se o passado não importasse nada e fossem pessoas 0km, aí enfim, não gostei. Agora pra exemplificar o negócio que eu falei de ele não explicar, tipo, quando o médico da peste vai lá falar com o Aiden e explica quem é a tal Anna, olha o que ele diz: ?Ela foi líder de um grupo que semeou destruição e morte por metades as nações do mundo?, ?Os homens de Annabelle Caulker vieram a noite e levaram Juliette de sua casa. Executaram seu marido com uma única bala na cabeça? aí tipo assim o mano me lança uma dessas e fica só por isso, eu queria saber que tipo de organização e grupo era esse sabe, desenvolva. Ele foi lá fez um livro cheio de nó um monte de história se cruzando, toda hora um plot novo para quando chega O PLOT ele simplesmente só jogar assim, sem grandes explicações. Sério, foi bem decepcionante. Acho que talvez ele tenha querido inovar demais e ficou entediante, por que eu já pensava ?ai lá vem mais um plot? e depois de tantas coisas você vai ficando de saco cheio, de verdade.
Outra coisa que eu queria falar é que esse livro é muito muito confuso mesmo, a quantidade de personagem é muito exagerada (porém entendível) e todos eles têm uma importância significativa pro desenvolvimento da história, então assim, não tem como descartar. Eu pelo menos toda hora me confundia sobre quem era quem, quem fez o que e quem conhece quem (e a minha demora para ler piorou isso) mas aos poucos fui ali tentando me encontrar. Foi difícil mas em um certo momento acho que deu certo. Acho que também devido a essa quantidade absurda de personagem fica impossível você se apegar e ter algum sentimento com qualquer um deles, e não ter sentimentos que te fazem torcer e querer acompanhar a jornada dos personagens dificulta realmente a manter a leitura agradável. O livro tem alguns capítulos mais envolventes e interessantes, mas a maioria foi chato mesmo. Quando cheguei em mais ou menos 53% do livro eu achei que ele ia dar uma alavancada e ficar mais envolvente, mas isso passou rápido e foi embora. O livro começa bem sim, mas depois ele decai.
Mas tenho elogios a fazer também, não só de críticas negativas vive essa leitora aqui kkkk. O autor sabe sim criar uma atmosfera de suspense e terror que te dão uns medinhos, aquele arrepio nos braços. Quando o médico da peste apareceu a primeira vez eu achei bem perturbador, o cara do canto escuro da sala? foi bem sinistro sim. Isso vou ter que elogiar. E também acho que os personagens foram bem construídos, mesmo eu não tendo criado nenhum tipo de laço com nenhum, e os cenários também (mas as vezes descritivo até demais).
Tenho para mim que essa história funcionaria muito melhor numa série (e olhe lá), em livro realmente não rolou. No fim das contas o livro não me prendeu, ficou cansativo e chato para caramba, definitivamente não vale o tempo que despendi para ler isso, o que é uma pena porque eu queria muito ter gostado. Frustrante.