Deghety 16/04/2022As Relações PerigosasA releitura ao meu ver é fundamental para compreendermos melhor uma obra e avaliarmos à nós mesmos à respeito de certas ideias.
Quando li As Relações Perigosas pela primeira vez eu fiquei fascinado com os personagens Marquesa de Merteuil e Visconde de Valmont. Portanto nessa atual leitura me causou asco. Obviamente que sempre iremos admirar a inteligência, mas nem sempre precisamos concordar com o seu emprego.
Esses dois personagens são o cúmulo do mau caratismo, usando pessoas simplesmente para destruir reputações, tendo a luxúria como filosofia, e isso se intensifica quando você presta mais atenção aos seus alvos.
As vítimas principais, Mademoiselle de Valanges e Presidente de Tourvel, são pessoas inocentes e você percebe que pouco tinham como se defender das artimanhas sujas e dissimuladas dos vilões.
Deixando de lado as questões morais, quase todos os personagens fazem citações super interessantes sobre aspectos de personalidade particular aos gêneros.
O livro é excepcional, não deixa nada a desejar, mesmo seu arranjo sendo por meio de cartas trocadas entre os personagens, o roteiro e enredo são bem desenvolvidos.