Geise @leiturasdageh 15/09/2024Vamos?"Convida-se para um homicídio, às 18h30, nesta sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks. Contamos com a presença dos amigos. Não haverá outra convocação."
A premissa desse livro é essa: alguns moradores do vilarejo de Chipping Cleghorn lêem no jornal local esse anúncio. E por conhecerem a moradora desse lugar e também por curiosidade, decidem levar esse convite a sério. E no dia e no horário estarão por lá. E o que eles achavam que era apenas uma brincadeira de "detetive e assassino", torna-se um crime real. Alguém realmente é assassinado. E aí vamos acompanhando a investigação.
Esse é um livro que foi publicado em 1950. E é o quinto livro da série Miss Marple. E é o segundo que leio com a presença dela. Ao contrário de Poirot, Miss Marple não tem uma aparição constante na história. Ela tem sim um papel importante na resolução do crime, mas sua presença é "tímida". A polícia ainda tem um papel mais forte na história.
Eu achei a ideia da história muito bacana. E todos os desdobramentos e revelações bem interessantes. Como eu sempre falo, para mim, o ponto alto dos livros da Agatha não esta em descobrir quem é o (a) culpado(a). Até porque a autora trabalha com óbvio, e ela deixa bem claro isso. Mas esta em como tudo é revelado, em como todas as pistas se encaixam. Em como pequenos detalhes, aparentemente insignificantes, podem revelar grandes coisas. Eu fico fascinada com isso.
Entretanto, nesse livro eu tive um pequeno problema: fiz confusão com os personagens. Há vários, com nomes bem diferentes, mas como se faz uso do sobrenome, eu fiquei por várias vezes perdida e confundindo. E isso atrapalhou um pouco meu raciocínio. Ainda que o meu amigo Rone @cabeca_de_leitor me fez esse alerta.
Convite para um homicídio foi o livro do mês de Agosto do Desafio Read Christie. E foi mais um livro lido da Rainha do crime que eu amei. Eu acho que ela não erra. Agatha sabe trabalhar com o óbvio muito bem.
E tem algum autora ou alguma autora que você acha que trabalha com o óbvio muito bem?