Ana Luiza 09/08/2024Um dos meus favoritos da rainha do crime"Convite para um Homicídio" é um dos meus livros favoritos e exemplifica perfeitamente o que Agatha Christie fazia de melhor.
A trama é envolvente e bem elaborada, com um enredo fechadinho e culpados claramente definidos. Embora o livro contenha algumas escolhas um pouco convenientes para a trama, ele continua sendo emocionante e cativante. Se você ler até o fim e não se divertir tentando resolver o mistério junto com a Miss Marple, para mim, está lendo errado kkk.
Além da trama intrigante, o livro oferece um panorama bacana da situação pós-guerra. Christie explora aspectos como o tratamento dos refugiados, a perda de prestígio e oportunidades profissionais, a xenofobia crescente, e até mesmo o aumento da criminalidade. Há também a questão do comércio ilegal que burlava o racionamento de alimentos, adicionando uma camada que pode servir para mostrar o que os ingleses dos anos 50 pensavam e passavam.
Um outro ponto que eu gostei e adimito que é um olhar pessoal, é a maneira como Christie aborda o relacionamento entre as mulheres que viviam juntas no livro. O relacionamento entre Dora e Letty, assim como entre Hinch e Murgatroyd, é apresentado como amizade, mas também há, para mim, sugestão sutil de uma dimensão mais romântica em pelo menos um dos casos.
No geral, "Convite para um Homicídio" é um livro de mistério envolvente, com um toque de humor e uma atmosfera confortável que torna a leitura perfeita para os dias frios. ??