The Permanent Husband

The Permanent Husband Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O Eterno Marido


252 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Geisi.Ferla 15/11/2024

Denso e chato
A história narra o reencontro do marido, Pável Pávlovitch, com Vieltchâninov, ex-amante de sua falecida mulher. Nesse reencontro, eles relembram do passado e vivem momentos de extrema emoção e ódio. A narrativa é densa e tem os toques de humor negro que são constantes na obra de Dostoiévski
comentários(0)comente



Regina243 06/11/2024

Obsessão
Finalizei a leitura estarrecida com a forma genial que Dostoiévski explorou a complexidade das relações humanas usando ciúmes, vingança, ódio, dependência e obsessão. Só consegui deixar o livro de lado quando finalizei a leitura, cada página lida
me fazia adentrar mais naquele universo cheio de questionamentos e contradições a respeito do comportamento humano. Maravilhoso!

?Ele me amava com maldade, e esse é o amor mais forte??
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 24/10/2024

"Sim, ele me amava com maldade"
?? Literatura russa. Este livro traz Dostoiévski bem ao estilo do já escrito, na época, Crime e Castigo, porém com uma psicologia, em certo ponto, mais tragicômica. Todo esse aspecto caricato é permeado também por um suspense incômodo, que não admite que o leitor tome a frente e pense por si só. Aliás, convém voltar a este ponto alguns parágrafos adiante, depois de exposto um pequeno conjunto dos acontecimentos principais. O eterno marido, como prefigura Dostoiévski através dos pensamentos de Veltchanínov, é aquele cujo papel é de mero ornamento social, aquele que nasce para levar chifres. Sua função na sociedade é apenas cumprir sua posição de homem, deixando que sua companheira cumpra, sob certo véu um tanto quanto transparente, sua posição contraventora, em conjunto com o eterno amante, que é eterno geralmente em seu papel, mas quase nunca para com sua cúmplice. Recomendo! #leitiras2024 #74/2024
comentários(0)comente



Tata 30/09/2024

Achei um livro mediano, esperava mais considerando que quem escreveu foi o Dostoiévski. Mas é interessante ver a relação entre os dois principais personagens
comentários(0)comente



Animal Mother 19/09/2024

Um delicioso jogo mental entre dois personagens bem ?dostoievskianos?: o bufão bêbado piadista e o ?doente da alma?. Um jogo de gato e rato mental, um tentando descobrir o quanto o outro sabe sobre o passado em comum de ambos. Leitura maravilhosa.
comentários(0)comente



Mih Vicxin 18/09/2024

O Eterno Marido(?)
Eu poderia só ter dado 4 estrelas pra esse livro e se eu fosse ignorante daria apenas 3, mas é quase impossível isso acontecer ja que é um livro extremamente complexo e incrível, o que o torna também cativante, eu achava que seria apenas uma história sobre o amante que reencontra o marido depois da morte de sua esposa (amante), mas é muito mais que isso Fiodor nos mostra a relação entre marido e amante e todo o sentimento por tras dessa relação de respeito e simpatia, o autor odeia essa história do começo ao fim e a adorei do começo ao fim, incrível
comentários(0)comente



Nix 13/09/2024

Amei
Feliz por ter tomado um rumo diferente do indicado sobre a literatura do Dostoiévski e feito dessa a minha segunda leitura do autor. A primeira leitura não me agradou em nada infelizmente. Essa me trouxe fé de que poderei aproveitar outros livros dele.
comentários(0)comente



madu.zi 02/09/2024

"Sim, ele amava com maldade, e esse é o amor mais forte…"
Esse livro foi, inesperadamente, uma das minhas melhores leituras de 2024, fui ler ele sem pretensão nenhuma e me surpreendi. Dostoiévski é um autor indiscutivelmente GIGANTESCO!
O eterno marido foi uma leitura extremamente divertida e envolvente, acompanhar o humor ácido do Veltchanínov durante o início do livro e ver o jogo de cintura dele para lidar com Pável Pávlovitch, tendo que aturar todo o estresse mental da desconfiança se o mesmo sabia do envolvimento dele com a sua falecida esposa, onde o fruto dessa relação foi a pequena e pobre Liza. Acho muito interessante o toque de terror psicológico presente no livro, o espírito imprevisível de vingança presente em Pável Pávlovitch, a personificação pura de um eterno marido.
As partes da dupla Veltchanínov e Pável Pávlovitch na casa dos Zakhliebínin foi SENSACIONAL E EXTREMAMENTE ENGRAÇADA, era até satisfatório como todos os "planos de cebolinha" de Pável Pávlovitch para se mostrar maior e melhor que o Veltchanínov e todos os tiros saíram pela culatra, todos esses planos só serviram para deixar Veltchanínov mais charmoso e mais interessante para a família.
Paulo.Isayas 02/11/2024minha estante
Eu tbm não esperava nada, e eu amei


madu.zi 02/11/2024minha estante
Esse livro é perfeito, quase comi ele de tão bom.




Pamy.Silva 08/08/2024

Vamos celebrar a cornitude
O eterno marido foi um livro que, desde o começo, me surpreendeu, exatamente pelo assunto que ele trata: a traição quando parte da mulher, mas vista pelo ponto de vista do homem.

Aqui acompanhamos o Veltchanínov, que, durante muito tempo, foi amante da mulher do Pavel.

Depois de alguns anos, Pavel volta para a cidade, revelando que sua mulher faleceu. Estranhamente, ele é obcecado pelo Veltchanínov, considerando-se até amigo dele, e querendo o imitar em tudo. Ele também não parece saber que foi traído pelo amigo, tanto que o Velt (chamarei ele assim, é mais curto) tenta mostrar, várias vezes, que ele não é confiável, mas Pavel não quer ver isso.

É daí que vem o nome de Eterno Marido, que, segundo Velt "é o marido que aceita a condição de amante", e é nesse ciclo que Pavel se encaixa. Tanto que, uns 3 meses após a morte de sua esposa, ele já queria se casar novamente, ou seja, ele não era tão apaixonado por ela assim.

Esse livro trata muito da traição, e, mesmo que a narrativa seja boa, não foi um que me pegou tanto assim. Gostei? Sim. Recomendo? Pra quem quer iniciar na literatura russa, é ótimo. Mas não acho que relerei, mesmo tendo considerado um livro bom!
comentários(0)comente



Lari ... 07/08/2024

O Eterno Marido
O Eterno Marido é um romance curto de Dostoiévski, publicado em 1870.

Logo no início, conhecemos os conflitos de Veltchanínov, um homem rico, de personalidade arrogante e solteiro que, por volta dos 40 anos, começa a ter pequenas "crises de consciência". Durante a juventude, aproveitando-se de sua condição, beleza e influência, ele acaba tendo diversos casos com mulheres casadas.
Ao sofrer de insônia, ele percebe, através da janela, um homem que já havia visto por diversas vezes nas ruas de São Petersburgo e que o incomodava, vestindo um chapéu com uma fita de luto.
Esse homem vai até sua porta e, para a surpresa de Veltchanínov, é Pável Pávlovitch, marido e viúvo de sua ex-amante, que ele não via há 9 anos. 

É a partir desse momento que surge a dúvida de Veltchanínov e do próprio leitor: "O que ele está fazendo ali?" "Ele sabe/desconfia de alguma coisa?". A habilidade de Dostoiévski em deixar os leitores e o próprio personagem na linha de incerteza é incrível.

"É uma daquelas mulheres?pensava Veltchanínov?que parecem ter nascido para ser infiéis. Tais mulheres nunca perdem a inocência em solteiras: a sua lei da natureza exige que se casem para tal. O marido é o seu primeiro amante, mas só depois do casamento. (...)
Veltchanínov estava convencido de que existia, de fato, este tipo de mulheres e, também, de que existia o tipo correspondente de maridos, cujo único destino seria precisamente o de corresponder a este tipo feminino. Na sua opinião, a essência de tais maridos consiste em serem, por assim dizer, "eternos maridos" ou, melhor, serem na vida apenas maridos e mais nada."

Um detalhe interessante é que Dostoiévski escreveu o Eterno Marido porque estava fugindo de credores e precisava de dinheiro. O próprio autor não gostou muito da obra, mas isso não é o que a crítica pensa, uma vez que é considerado o conto mais bem escrito de Dostoiévski. 

Enfim, a narrativa é bastante envolvente, com diálogos muito interessantes entre o marido e o amante, repletos de insinuações, indiretas e acusações.
Com certeza é uma leitura que vale a pena.
djenifer.schneider 07/08/2024minha estante
Como você é culta. Adorei. Te segui!


Lari ... 07/08/2024minha estante
Muito obrigada, Djenifer! ??


Celo90 07/08/2024minha estante
Minha amiga Lala como eu admiro sua inteligência. Dostoiévski é meu preferido.
Leia crime e castigo você vai amar


Lari ... 07/08/2024minha estante
Obrigada, Marcelo! ?
Vou ler sim. Está na minha lista, estou me preparando.


Gleidson 07/08/2024minha estante
Boa resenha! Eu to querendo ler esse também. ?


Lari ... 07/08/2024minha estante
Obrigada, Gleidson! ?
Acredito que você vai gostar!


Filipe378 07/08/2024minha estante
Nossa!! Estou impressionado com sua resenha. Ficou ótima!!
Vou tratar de ler esse livro o quanto antes.
P.S. eu sabia que sua resenha ficaria top. Parabéns!


Lari ... 07/08/2024minha estante
Muito obrigada, Filipe! ??
Você vai gostar! Quando ler vou acompanhar suas impressões!
Ah, agradeço pelas palavras. ??


Antonio904 09/08/2024minha estante
Esse está na minha biblioteca pegando poeira. Vou dar uma chance.
Parabéns pela resenha.


Marcelo Rissi 18/10/2024minha estante
O conteúdo da resenha é excelente e seu português é perfeito! Parabéns!


Lari ... 20/10/2024minha estante
Muito obrigada, Marcelo! ?




Chimas.leituras 30/07/2024

Muito bom!!
O eterno Marido, conta a história de Veltchanínov, um homem rico e arrogante, que nunca se casou mas que vivia alguns romances com mulheres casadas. Em um certo dia enquanto ele estava caminhando pela cidade de São Petesburgo, ele avistou um homem de chapéu preto com uma faixa escrita ?luto?, e querendo reconhecer esse homem, mas sem falar com ele, até que determinado dia, ou melhor madrugada, esse mesmo homem bate em sua porta, e assim que Veltchanínov abriu reconheceu que era Pavel Pavlovicth, víuvo de Natália Vassilievna, uma das suas antigas amantes de 9 anos atrás.
E através desse encontro começa a história do livro, passando por uma construção muito interessante. Veltchnínov nunca se interessou muito por esse ?amigo?, ele o travava com total desprezo, rotulando como eterno marido, que era um homem que vivia só para ser marido, que havia já se contentando em ser traído.
A visita de Pavel Pavlovicth não é nada esperada por Veltchanínov, mas o que é ainda menos esperado é a presença de Lisa nesse enredo, a filha de Pavel com Nathalia, ou será que era de Valtchnínov com Nathalia? Outra dúvida que fica é se Pavel sabe sobre o romance de Veltchanínov com Nathalia, e se sabe será que vai se vingar, por isso a visita inesperada? Para saber disso e muito mais, recomendo você a ler esse clássico russo.
Eu gostei muito da construção dessa história, os primeiros capítulos foram mais enrolados, mas depois consegui pegar o embalo e me entregar para a leitura. Dostoievski sempre com uma escrita cativante e muito inteligente, e inclusive esse é um ótimo livro para quem quiser começar a ler um dos maiores escritores Russos.
comentários(0)comente



leiturasdadriane 30/07/2024

Clássico russo
Foi meu primeiro contato com a escrita de Dostoi, e de cara somos lançados em uma trama que envolve traição, luto, infidelidade, vingança, inveja e quem sabe talvez atração, poderia resumir a leitura em puro suco do caos.
Com personagens complexos e dúbios, nos mostrando a complexidade das relações e seus desdobramentos.
O início se dá de forma mais arrastada e cansativa, porém logo a leitura começa a fluir com os acontecimentos e revelações que se dão ao longo do livro.
Veltchaninov acaba se esbarrando com um homem de luto constantemente, o irritando por achar que está sendo seguido, o que acaba se mostrando que se trata de Pavel Pavlovitch, viúvo de uma antiga amante sua, a convivência entre os dois se dá de forma dúbia entre desconfianças e camaradagens, onde acabamos nos perguntando onde isso tudo irá dar, se o " Eterno Marido" sabe da infidelidade da esposa com seu " suposto amigo" e o que ele quer afinal das contas com Veltchaninov.
Com um final ainda mais confuso, nos levando a crer que provavelmente Pavel sempre será um " Eterno Marido".
comentários(0)comente



Ricardo743 30/07/2024

Povo tudo doido
Livro - O eterno marido
Autor - Fiodor Dostoievski
Editora: @novafronteira
Páginas: 207 páginas
Nota: 3/5

?? Conta aqui, vc tem o costume de ler clássicos? e Dostoievski é um autor que vc tem o hábito de ler?

? Vou contar o que achei sobre esse livro?

Sinopse: O Eterno Marido acompanha o Veltchaninov, que encontra o Pavel Pavlovitch, viuvo de sua antiga amante e esse reencontro, promete abalar os mundos!

? De verdade, tive muita dificuldade em me conectar com essa história, inicialmente pela estranheza da primeira viagem em clássicos Russos, mas também pelo inicio do livro ser bem complexo em sua narrativa. Descobri posteriormente que os livros russos costumam dar dois nomes ao mesmo personagem (o que bugou completamente minha cabeça kkkk).

? Confesso que se essa não fosse uma leitura coletiva do @clubedaausten eu teria abandonado a historia pelos pontos acima mencionados, inclusive comentei no nosso debate (incrivel como sempre). Não sei se essa é indicada como uma primeira leitura do autor, ou se traumatizei mesmo dos classicos russos hahahah, vamos descobrir em breve?

#bookstagram #booklover #livrosemaislivros #leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MArcia174 26/07/2024

Impactante
Um livro escrito em 1870. Parece uma leitura fácil e curta, mas ao decorrer da leitura você percebe que se trata de várias camadas muito mais profundas?

Começando pelo luto, angústia, raiva, indiferença? todos os sentimentos e a falta deles ao mesmo tempo que faz Pável beirar a loucura e ser uma bomba colateral para ?sua? filha. Desesperar-se e procurar o amante da sua falecida esposa. Uma trama envolvente entre os dois que você se questiona até que ponto ambos sabem.

O bom dessa leitura são as imprevisibilidades dos personagens, você nunca espera que eles façam algo, quando eles vão lá e faz.

Do meio para o fim, foi um pulo. Talvez esse seja o suco do Dostoiévski, criar todo esse caos nos personagens, toda essa profundidade e ambiguidade.

Achei apenas o início um pouco confuso, mas logo se resolveu. (talvez fosse eu que não estivesse muito adaptada)

Gostei muito do livro e super indico.
comentários(0)comente



252 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR