Carolinad 04/09/2022
O eterno marido
"[...] Mas será que ele me amava ontem, quando ficou falando de amor e me disse: 'vamos acertar as contas'? Sim, ele me amava com maldade, e esse é o amor mais forte..."
Primeiramente, é praticamente impossível não gostar dessa pequena obra-prima. Talvez eu seja suspeita para falar, mas fala sério! É muito bom!
A narração desenvolvida durante os capítulos promove o suspense e, desde o primeiro capítulo, alguns mistérios levam ao entrelaçamento do marido e do amante. Partes dramáticas e engraçadas formam a psicologia do marido. A capacidade do Dodo em apresentar o lado humano do marido pela esposa e pelo amante estimula toda a intriga e deixa o livro mais fluído. Nunca achei que leria um livro do Dostoiévski tão rápido quanto li este!
A obra trata de dois homens que se vêm na obrigação de reviver o passado; um desafiando o outro. Porém, os diálogos de Dostoiévski são incríveis e com muita classe. Com isso, ao longo da leitura, a curiosidade é tanta para descobrir tudo sobre a trágica e cômica - diria até tragicamente cômica - história, que é impossível largar a obra! Muitos segredos são revelados, mas o que realmente chama a atenção é a maestria com a qual os sentimentos e sensações dos personagens é revelada, é como se o autor estivesse entrando na nossa cabeça! Ao fim, chegamos a um inevitável destino; o qual é preciso ler para descobrir, porque essa é uma leitura que vale a pena!