O Eterno Marido

O Eterno Marido Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O Eterno Marido


252 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Carolinad 04/09/2022

O eterno marido
"[...] Mas será que ele me amava ontem, quando ficou falando de amor e me disse: 'vamos acertar as contas'? Sim, ele me amava com maldade, e esse é o amor mais forte..."

Primeiramente, é praticamente impossível não gostar dessa pequena obra-prima. Talvez eu seja suspeita para falar, mas fala sério! É muito bom!

A narração desenvolvida durante os capítulos promove o suspense e, desde o primeiro capítulo, alguns mistérios levam ao entrelaçamento do marido e do amante. Partes dramáticas e engraçadas formam a psicologia do marido. A capacidade do Dodo em apresentar o lado humano do marido pela esposa e pelo amante estimula toda a intriga e deixa o livro mais fluído. Nunca achei que leria um livro do Dostoiévski tão rápido quanto li este!

A obra trata de dois homens que se vêm na obrigação de reviver o passado; um desafiando o outro. Porém, os diálogos de Dostoiévski são incríveis e com muita classe. Com isso, ao longo da leitura, a curiosidade é tanta para descobrir tudo sobre a trágica e cômica - diria até tragicamente cômica - história, que é impossível largar a obra! Muitos segredos são revelados, mas o que realmente chama a atenção é a maestria com a qual os sentimentos e sensações dos personagens é revelada, é como se o autor estivesse entrando na nossa cabeça! Ao fim, chegamos a um inevitável destino; o qual é preciso ler para descobrir, porque essa é uma leitura que vale a pena!
comentários(0)comente



Samira 21/08/2022

Intenso e Cômico
Ri demais com as histórias...e nossas como as coisas se invertem nessa história... adorei...intenso e cômico...coisas de Dostoiévski:)
comentários(0)comente



rory 08/08/2022

Basicamente uma história de amor entre Pável e o ex-amante de sua esposa.
Escrita muito limpa e fácil para um clássico, ainda mais russo.
comentários(0)comente



Maria.Eugenia 27/07/2022

Esperava mais desse livro.
Particularmente não é a minha obra preferida de Dostoiévski, mas um livro bacana para ser lido sem pressa.
comentários(0)comente



Mylena.Esteves 19/07/2022

Dosto é Dosto...
Não estava esperando muito desse livro, talvez por não estar entre os mais falados ou talvez pq o próprio Dosto não era fã. No início o livro é um pouco lento pq está ambientando tudo, mas como o livro é curtinho logo ficou de um jeito que me fez querer ver aonde ia dar!! Além do brilhantismo da narrativa, o livro também tem algo tragicômico que me instigou até o final.
comentários(0)comente



Prim 16/07/2022

O eterno marido
Minha primeira experiência lendo Dostoiévski e estou muitíssimo satisfeita.
Um romance inteligente e divertido.

Dostô tem o humor parecido com o de Machado. Em o eterno marido, ele pega um tema eternamente polêmico (o adultério) e confronta a sociedade com sua própria moral (assim como Machado faz em Dom Casmurro).

Quantas vezes ficamos ao "lado" do amante em vez de defendermos a ''honra'' de quem foi traído? Quem é esse amante? O quão canalha ele é? E quão canalha pode ser o marido?

E, ainda assim, esses questionamentos nem são tão importantes. Como você interpreta a relação entre os personagens é algo único nesse livro. A tensão para saber se ele, o marido, sabe ou não sabe sobre os chifres, o que ele sabe, se ele veio mesmo pelo motivo que todos imaginam... é tanta coisa interessante!

E as interações são divertidíssimas! Não esperava que eu riria tanto com Dostoiévski, sempre pensei nele como uma leitura mais forte e filosófica, mas me surpreendi com a leveza e a língua mordaz.

Foi uma experiência incrível e me sinto mais confiante para os próximos livros.
comentários(0)comente



Mica 15/07/2022

"Depravity in such a place, the depravity of last hopes, the depravity of flabby and rotting corpses and?not even sparing the last moments of consciousness! They?re given, they?re made a gift of these moments and?"

Review next Monday on reading.with.mica
comentários(0)comente



Weltony 10/07/2022

Boa surpresa
Dos títulos de Dostoisvski 'O eterno marido' não me despertava tanto interesse. Entretanto, o livro tem uma boa fluidez, principalmente do meio para o fim.
comentários(0)comente



Bruna 05/07/2022

de que servem tais recordações, quando não sei nem mesmo libertar-me suficientemente de mim no presente? (p. 14).
Ler Dostoiévski é mais que prazer e agonia.
comentários(0)comente



Marcus303 01/07/2022

Resplendor de maturidade
Tanto a narração, a construção dos personagens e a escrita demonstram bastante maturidade do Dostoievski na criação dessa obra. Não a toa foi escrita entre dois grandes monumentos literários (Os demônios e O Idiota). A história toma ares muito imprevisíveis, como se fosse uma peça de teatro. Em determinado momento nos encontramos entre uma briga de gato e rato entre Vieltchâninov e Pável Pávlovitch.
comentários(0)comente



Alice 27/06/2022

Não sei ainda se eu entendi o que o livro propôs, ainda estou confusa, mas apesar disso gostei bastante, na verdade está sendo bem divertido ler todas as publicações de Dostoiévski. Gosto que a escrita tem um que de mistério e suspense, que tudo vai se revelando ao pouco e que os personagens são efusivos.
comentários(0)comente



Thayane Oliveira 26/06/2022

Para ser sincera achei o livro sem pé nem cabeça, a história é bem chatinha, a única coisa que salva, é obviamente a narração do Dostoievski.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Loanfi 08/05/2022

Excelente
Eu sinceramente pensei que nunca ia terminar este livro, mas valeu a pena. Os primeiros capítulos são muito tediosos e longos, porém importantes para entender o resto do livro. É angustiante e frustante a forma que o personagem não sabe se foi descoberto como amante ou não. E todos os sentimentos conflitantes são colocados de uma forma brilhante. Não é um livro para ser lido rapidamente, apesar de ser curto.
comentários(0)comente



Deia 18/04/2022

Primeiro contato
Confesso que fiquei confusa sobre esse livro, em alguns momentos achava que entendia o que estava acontecendo, mas no fim entendi bem pouco. Acho que foi estranho para um primeiro contato com o autor, vou dar chance para outras obras
Preffaciando 18/04/2022minha estante
Também foi a primeira obra dele que li e me senti meio confusa. Mas vale a pena dar outra chance ao autor em uma outra obra.




252 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR