spoiler visualizarMalu_roses 14/11/2023
"Não acredito que não o tenham abandonado quando sua traição veio à tona... eu não passo de um bruxo ingênuo, irracional e anacrônico"
O nome do quarto volume da coleção é repetidamente reafirmado em cada palavra do texto. Isso porque, é aqui que estoura a guerra e fica extremamente evidente que ninguém escapa do "Tempo do Desprezo". No decorrer da história, Sapkowski não censura a podridão da guerra, não economiza descrições das batalhas e dos desejos e atos mais sórdidos de determinados personagens. Por mais de uma vez, me peguei sentindo nojo delas.
Após finalizar o treinamento no Templo de Melitele, Yennefer encaminha-se com Ciri para Aretusa, com a intenção de matriculá-la na escola. Além disso, está para acontecer um congresso entre os feiticeiros. Para quem assistiu a série, é sabido que acontecem diversos golpes movidos pelas diferentes esferas de interesses, sendo um dos primeiros marcos da guerra. Em contrapartida, a ênfase que a série deu no baile de boas-vindas, com um episódio inteiro contendo os joguetes dos "pais" da Cirilla, teve no livro um capítulo relativamente curto em relação aos demais.
Depois da batalha em Aretusa, Geralt é extremamente ferido e Ciri se separa dele e de Yennefer, e após uma provação no deserto, acaba por se juntar a um bando chamado de Ratos, mais pro fim do livro. Para ser sincera, achei algumas cenas um tanto inapropriadas a uma garotinha de 13 anos, independente das coisas pelas quais ela passou. Mas entendo que na perspectiva daquele universo, seja algo "aceitável".
Esse livro trouxe à tona sentimentos um tanto desagradáveis e é por isso que acredito que todos deveriam lê-lo. Ao mesmo tempo em que se entretêm com uma história fictícia, é possível quase "presenciar" a guerra sob sua perspectiva mais cruel e asquerosa. Disso se tira as mais intensas reflexões. Apesar disso, espero que as próximas leituras sejam mais leves. É até este volume que é adaptada a terceira temporada da série que, apesar das diferenças da adaptação, teve certa fidelidade à história. Logo, para a sequência, virão, na grande maioria, apenas novidades, o que me deixa bastante apreensiva e empolgada.