Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien




Resenhas - Os Filhos De Húrin


434 encontrados | exibindo 346 a 361
1 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29


Vinicius.Freitas 07/02/2017

Triste...
Já sabia do desfecho dessa estória, pois anteriormente li o Silmarillion, da qual relata não tão detalhadamente o rumo de Húrin/Huor e seus familiares. Até o momento das estórias que li de Tolkien essa de longe é a mais triste e a mais pesarosa maldição de Morgoth, mas isso não apaga o quanto Húrin e Túrin foram importantes nas batalhas e rivais do grande Deus-Escuro. O confronto principal da estória me lembrou muito o conto de Sigurd e Fafnir, aliás o universo Tolkien tem muitas influências anglo-saxônicas, elfos, anões, os povos que sabiam explorar o mar e as armas "mágicas" e amaldiçoadas contidas na estória. E apesar de não ter um final feliz, foi um ótimo livre e mais um incentivo para continuar lendo as obras de Tolkien e explorar cada vez mais seu universo.
comentários(0)comente



Rafael Couto 05/02/2017

Belo e melancólico
No Simarillion há um capítulo intitulado: “De Túrin Turambar”, e, ao meu ver, Os Filhos de Húrin consiste em uma grande e profunda extensão da história lá narrada. Digo que após a leitura do livro, reforcei a impressão que tive quando li O Silmarillion, de que a sina de Húrin e de sua família é a mais desafortunada das histórias da Terra Média. O que a saga de Beren e Lúthien tem de belo e majestoso, Os Filhos de Húrin tem de melancólico e lúgubre, não é uma história feliz, pelo contrário, está muito longe disso. De fato, é uma narrativa que transborda heroísmo e grandes feitos, mas que ao final de tudo, vemos apenas a desgraça e ruína trazida pela maldição do Senhor do Escuro, não apenas para Húrin e seus infelizes familiares, mas também para todos os que deles se aproximaram em suas trajetórias. Mas, em que pese toda essa tristeza, é uma leitura bastante interessante e esclarecedora, recomendado a todos os apaixonados pela Terra Média e suas histórias.
comentários(0)comente



Ãlvaro 24/01/2017

História fascinante
A história dos filhos de Hurin é uma daquelas histórias marcantes cheias de intrigas e ação. Com esse título Tolkien nos deu um lado mais humano e sujo de alguns personagens, desde o início temos aquela sensação de que nada está seguro e que tudo pode escorrer por entre os dedos.
comentários(0)comente



Melqz 19/01/2017

Muito bom!
Um livro onde Tolkien resolveu dar mais atenção a uma historia que é citada no Silmarillion, a historia de Hurin e seus filhos, trágica do começo ao fim, intrigante e com desfechos finais inesperados.
comentários(0)comente



Roberta 12/01/2017

Dramático
Há algumas falhas na revisão nesta edição, tanto gramatical, quanto para prestar atenção que, em determinado momento, o narrador refere-se a Húrin como Túrin.

Interessante a leitura mais aprofundada dessa história que daria um belo filme sem final feliz.
comentários(0)comente



Inlectus 24/09/2016

Bom mas...
Bem nórdico, bem mitológico, mas o final desagrada.
comentários(0)comente



ATHOS 09/09/2016

OPINIAO
HISTORIA E ENREDO SAO MUITO BONS, DARIA PARA FAZER UM FILME POIS TEM MUITA AÇÃO, CHEGA UMA PARTE QUE A HISTORIA FICA MONÓTONA EM MEIO DE VIAGENS, MAS O NO FINAL TEMOS UMA REVIRA VOLTA, DEVE SER POR ISSO QUE DIZEM QUE E UMA HISTORIA MEIO SOMBRIA.
comentários(0)comente



Rafael.Fernandes 27/08/2016

Muito bom.
É bom e curto.
comentários(0)comente



Etienne 26/08/2016

Os Filhos de Húrin
Os Filhos de Húrin
Editado pelo fillho Crhiistopher Tolkien e ilustrado por Alan Lee, o livro traz uma história sombria triste. Como tantos outros do Tolkien, depois que terminei o livro fiquei remoendo a história por um tempo. É ideal que o leitor já esteja habituado ao tipo de escrita de Tolkien.
O livro retrata o inicio do poderio de Morgoth em sua fortaleza Angband na Terra Média, muito antes da era do Senhor dos Aneis. Morgoth, ao ser desafiado por Hurin, lança sobre e ele e sua família (Turín, Niënor e Morwen) uma maldição, resultando em um destino trágico, como mortes, traições, culpas e paixão ente irmãos. O final surpreendeu bastante!
O livro também traz ao leitor um lista de nomes, genealogias e notas sobre pronuncias de palavras que constam no livro, que facilita muito a leitura, além de informações de como foi recuperado manuscritos escritos por J. R. R. Tolkien e notas e esclarecimentos de alguns detalhes da Terra Média.
comentários(0)comente



Natalie Lagedo 24/08/2016

Este conto não estava nos meus planos iniciais de conhecer um pouco mais a obra de Tolkien. Estava lendo O Silmarillion e fiquei muito encantada com a poesia de toda aquela história da Música dos Ainur e dos acontecimentos de Valinor e da Terra Média. Uma infinidade de personagens me deu um pouco de dor de cabeça no começo, mas depois (com a ajuda providencial do glossário constante na edição) me habituei ao estilo e ansiei por penetrar ainda mais nesse universo fantástico.

Procurei na internet alguma forma de ler as histórias de Tolkien de maneira que acompanhasse os fatos cronologicamente, pois percebi que o autor faz referência a outros pontos quase sempre. Achei o que buscava no site Tolkien Brasil, o qual oferece várias formas de leitura para os livros que falam sobre a Terra Média, a depender da intenção daquele que está lendo. Percebi que a sugestão de leitura intermediária é a que mais ajudaria a alcançar meu propósito. Por isso li Os Filhos de Húrin. Não poderia ter sido melhor.

Com a degradação dos elfos e homens, a narrativa abandona a poesia presente em O Silmarillion e ganha um aspecto de descrição bélica recheada de dor, perda, traição, arrependimento e incesto, tudo escrito de forma direta, sem os artifícios de linguagem que eu estava acostumada. No entanto, isso não diminui em nada a grandiosidade do texto, que mostra a batalha de Nirnaeth Arnoediad (Lágrimas Incontáveis) sob a perspectiva dos homens, diferente de O Silmarillion, que traz a ótica dos elfos para o mesmo acontecimento.

Como o próprio nome diz, o enredo se desenvolve tendo como palco principal Túrin e Nienor, filhos de Húrin, que foram vítimas da maldição lançada por Morgoth a seu pai depois que ele foi aprisionado em Angband. Vemos que os hábitos dos homens vão se distanciando daqueles praticados pelos elfos, considerados de beleza e sabedoria superior.

Uma das coisas mais legais do texto é que os personagens trocam de nome várias vezes, de acordo com algum fato marcante que tenham vivido. Por exemplo, Túrin, ao conviver com os lenhadores em Brethil, adotou o nome de Turambar, que significa Mestre do Destino. Ironia, uma vez que a maldição impediu toda a linhagem de Húrin de exercer o livre arbítrio.

Para quem não gosta de spoilers aconselho não ler os títulos dos capítulos, pois desvendam tudo o que vai ocorrer.

Longe de dar um ponto final à curiosidade dos amantes da bibliografia de Tolkien, Os Filhos de Húrin surge como um tempero para melhorar o sabor da leitura.
Ricardo Rocha 24/08/2016minha estante
eu não ligo para spoiler. acho que um bom livro/filme sobrevive na boa a qualquer spoiler, alguns até se beneficiam


Natalie Lagedo 24/08/2016minha estante
Concordo. Eu, pelo menos, acho que saber como as coisas acontecem é mais interessante (muitas vezes) do que o próprio acontecimento.


Ricardo Rocha 24/08/2016minha estante
Natalie!!! sim!!!


Marta Skoober 24/08/2016minha estante
Ricardo Rocha: concordo perfeitamente "eu não ligo para spoiler. acho que um bom livro/filme sobrevive na boa a qualquer spoiler, alguns até se beneficiam"


Marta Skoober 24/08/2016minha estante
Isso mesmo, Natalie.
E lembra daquele tempo que a gente lia ou ouvia a mesma história, de novo, de novo.


Natalie Lagedo 24/08/2016minha estante
As histórias que minha avó conta e eu não canso de ouvir...


Marta Skoober 24/08/2016minha estante
Exatamente...


Marta Skoober 24/08/2016minha estante
Isso dos títulos com spoilers lembra O cândido.
A mim não incomodou.




Gabriel Cavalcante 07/07/2016

O livro mais triste que já li até hoje. A história é melancólica do começo ao fim, Morgoth amaldiçoou Húrin e a sua família, e todos eles - principalmente Túrin - tiveram uma vida desgraçada. Túrin Turambar é talvez o maior dos homens dos dias ancestrais, mas também é o personagem que mais sofreu e tentou se superar a vida toda. A leitura é bem simples e fluída, história emocionante, prendeu bem a minha atenção.
comentários(0)comente



Eclipsenamadrugada 07/07/2016

Releitura
No livro O Silmarillion essa história foi contada, não como aqui neste livro, pois aqui foi mais detalhada. J.R.R. TOLKIEN, como em todos os seus livros, ele arrasa.
História maravilhosa, não existe momentos em que a leitura se torna enfadonha, o tempo todo existe muita emoção, e isso vai do inicio até o fim. cinco estrelas sem nenhuma dúvida.
comentários(0)comente



Emerson 01/07/2016

Magnífico
Sem sombras de dúvida Os Filhos de Húrin é o conto mais triste e obscuro de Tolkien. O livro é marcado por uma maldição, guerras e carnificina.
Muitas vezes durante o livro algumas partes são melancólicas. Nisso vemos como a maldade de Morgoth não tem limites.
O livro é fantástico e as ilustrações de Allan Lee complementam essa magnífica obra, mas se você espera um final feliz, temo dizer que você irá se desapontar.

Não é obrigatório, mas é recomendável que o leitor tenha lido O Silmarillion ao menos até o capítulo "De Túrin Turambar" para uma melhor experiência, e também para acostumar-se com a linguagem utilizada em ambos contos.

Fica a recomendação para os amantes da Terra-média. Louvado seja Eru.
comentários(0)comente



Nanda Picchi 24/05/2016

Os filhos de Húrin é considerado o livro mais obscuro e triste escrito por tolkien.

Húrin, viveu na primeira era e foi um dos maiores e melhores guerreiros,porém foi aprisionado por Morgoth e amaldiçoado por se recusar a trair os elfos. Acorrentado de forma mágica a uma cadeira num alto pico, é forçado cruelmente a assistir a todos os males que se abateram sobre a sua própria família.
Seu filho Túrin cresce e vive em local élfico, porém cansado dessa vida, decide ser guerreiro igual seu pai e vai embora da cidade élfica, percorrendo toda Terra Média. fazendo jus à memória do pai, mas ao longo das suas inúmeras batalhas, tragédias marcam todas as suas ações e todos os que o amam. Fazendo com que seu fim seja trágico demais

Uma história bem narrada, porém termina de um jeito sombrio e triste.

[livro lido para desafio skoob 2016]
comentários(0)comente



434 encontrados | exibindo 346 a 361
1 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR