rayssadioli 23/10/2023
Nunca imaginei que um livro poderia me impactar tanto, sem dúvida um dos melhores que já li. Aqui o autor aborda o medo da morte de uma maneira fascinante (até onde isso pode nos levar?), ficando evidente que a morte é algo natural a todo ser vivo e não devemos temê-la, mas aceitá-la, o que é óbvio quando se pensa racionalmente, mas aqui isso é exposto de maneira impactante.
Eu sempre fui uma pessoa que se aterrorizava só de pensar que alguém próximo de mim poderia morrer a qualquer momento (na minha infância, o pensamento de morte era recorrente em minha mente, era horrível pensar nisso). Já hoje, isso se abrandou e não penso com tanta frequência nisso, mas como o livro é basicamente sobre isso, todos aqueles pensamentos sobre medo da morte vieram à tona novamente. Contudo, já que tenho uma mentalidade mais madura, consegui captar sem sofrimento o que o autor visava transmitir ao leitor, e que experiência!!!
Enquanto eu lia, surgiam dois tipos de pensamentos na minha cabeça - por que ele está fazendo isso? qual o problema dele? é óbvio que isso vai dar meda, mas ao mesmo tempo eu pensava - acho que se isso acontecesse comigo e eu tivesse a oportunidade de fazer isso, assim eu faria porque existe a possibilidade de dar certo.
O livro possui grande capacidade de imersão. Eu ficava agoniada quando a leitura tinha que ser interrompida, já que chega um ponto do livro que quanto mais você avança a leitura, mais difícil fica de interrompê-la. Em determinados momentos, eu não conseguia me controlar de curiosidade e virava a página para ver o que aconteceria em seguida (o que raramente acontece comigo).
Como dito anteriormente, este livro foi um dos melhores que já li. Acredito que isso se deu por uma soma de coisas (o tema, a construção dos personagens e a abordagem do psicológico dos mesmos que representa grande parte das pessoas da vida real, além de como a história é contada- King sabe bem o que faz, ele sabe colocar em palavras sentimentos que parecem indiscritíveis).
Outro ponto relevante é que geralmente ninguém quer falar sobre esse tema, a morte, e ler um livro que se foca nisso é reconfortante pra quem sente vontade de dialogar sobre o tema e não tem ninguém para papear sobre isso, que é o meu caso. Assim, recomendo a todos que se sentem a vontade para ler sobre isso, vale muito a pena.