darkvamp 12/08/2023
Louis Creed e sua família (Rachel, esposa; Ellie, filha; Church, gato de Ellie, e Gage, filho) se mudam para uma casa em uma cidadezinha do Maine. Em frente à casa, há uma estrada perigosíssima onde muitos animais morrem atropelados; perto da casa, há um 'simitério' de animais e as crianças aproveitam para enterrarem os animais neste local.
Quando o Church morre atropelado (não é spoiler, está na sinopse do livro), Jud Crandall (vizinho e amigo de Louis) incentiva o Louis a enterrá-lo no 'simitério', e assim ele faz. Entretanto, Church ressuscita, e está emitindo comportamentos estranhos nos quais não possuía quando estava vivo.
Diante desse fato e de outro acontecimento, Louis se sente influenciado (pelo o que aconteceu com o Church ou pelo demônio que habita o local?) a tomar outras atitudes que podem trazer graves consequências ao longo da história.
Apesar de ser um livro de terror que envolve o sobrenatural, 'O Cemitério' aborda lindamente sobre a morte e como cada pessoa da história vivencia seu luto de forma única diante de uma perda significativa.
Amei todos os personagens (até Jud, eu não gostava muito dele no início). Deu vontade de entrar no livro e abraçar e acolher cada personagem que estava em sofrimento.
Até a página 300 +- não senti nada de terror, mas depois eu fiquei tensa. Achei perturbador. A riqueza de detalhes contribuiu pra isso.
Li o livro ao som de Pet Sematary, dos Ramones, e em seguida assisti a adaptação de 1989. Já tinha assistido quando era criança, mas lembrava vagamente das cenas. Esse filme é fiel, apesar de terem alterado alguns detalhes. Recomendo o livro e essa adaptação. :)