spoiler visualizarmaurenrigui0 11/09/2024
Um livro sobre morte, luto e mistério.
Gostei bastante desse, apesar de ter alguns pontos que me desagradaram, o que me levou a não dar cinco estrelas. A construção dos personagens e a ambientação tecida pelo King nesse livro é fenomenal. Eu adorei acompanhar o desenvolvimento do Louis e a maneira como o autor abordou as questões envolvendo o luto e a morte, que acabam servindo quase como uma espécie de aviso sobre o que a não abordagem, ou a repressão desses sentimentos podem fazer com a mente humana.
Dentre os livros que já li do King , esse tem um dos finais que mais me agrada, apesar de me passar a impressão de que foi apressado. Algumas páginas do começo do livro poderiam ser sacrificadas em prol de um epílogo mais longo, em meu ponto de vista. Fiquei com muita curiosidade de saber como algumas coisas terminaram, principalmente o que aconteceu com Ellie após tudo isso, mas enfim, também creio que esse final, digamos, mais ?em aberto, faz sentido se pensarmos no livro em sua totalidade e nesse misticismo envolvendo a história do cemitério micmac, que inclusive é talvez o ponto que mais me encanta nessa história.
Toda essa áurea de mistério envolvendo esse lugar permeado por uma força mística que age de forma extremamente poderosa, realmente se apossando dos personagens de uma forma sobrenatural inserindo-os em uma teia insconsciente, é muito interessante porque nos desperta o sentimento de que nada é realmente claro, e por mais que queiramos saber mais, existem coisas que não precisamos entender complemente, que é melhor tomar distância.
Enfim, a leitura me despertou muitos sentimentos, fiquei muito triste com tudo que aconteceu com o Gage e muito assustada em ver a loucura dominando o Louis. Adorei o livro e se tornou um dos meus preferidos do autor.