Afirma Pereira

Afirma Pereira Antonio Tabucchi




Resenhas - Afirma Pereira


317 encontrados | exibindo 271 a 286
1 | 2 | 3 | 19 | 20 | 21 | 22


Juliana.Frank 18/08/2020

Que livro necessário!
Neste livro acompanhamos a trajetória de descoberta política por parte de Pereira. Que livro! A escrita em si, é um caso a parte. Fiquei totalmente apaixonada pela forma que o livro é conduzido, pela narrativa do narrador, pelo fato de não haver diálogos com travessão e o texto ser apenas corrido - tudo isso dá uma fluidez tremenda.
É um livro que tranquilamente dá para ser lido em uma sentada, mas que ecoa em você por muito tempo após terminar a leitura. Isto porque é impossível não fazermos conexão com o que Portugal passava nos anos relatados com o que vem acontecendo nos dias de hoje aqui no Brasil.
Para quem acha que política não é importante e não se interessa pelo assunto, acredito que esse livro pode abrir os olhos dessas pessoas de uma maneira bastante sutil.
Recomendo!
PS: A edição da TAG ficou muito bela, um detalhe para a textura na capa que achei muito linda :)
comentários(0)comente



Nayane46 18/08/2020

Ótima leitura, afirma Nayane
Amei a leitura. Foi gostoso ler esse livro, tudo me agradou, o tema da ditadura, a vida de Pereira, seu amado gosto por omeletes e limonadas rsrs etc.
comentários(0)comente



EduardoCDias 17/08/2020

Política e revolução
Na Portugal da época ditatorial Pereira é um jornalista responsável pelo caderno cultural de um jornal e não se interessa nada por política. Mas aos poucos e, de maneira casual, é envolvido em movimento revolucionário, aos poucos mudando seu modo de pensar e agir.
Luizinho 18/08/2020minha estante
Li tantas vezes as palavras "afirma e pereira" que me incomodou demais


EduardoCDias 18/08/2020minha estante
Verdade, Luizinho!




Alcio 17/08/2020

Afirmou Pereira.
Apresenta-se aqui o envolvimento inusitado do repórter veterano Pereira, que vive em Portugal durante a ditadura salazarista, e no prelúdio da 2ª grande guerra, com dois jovens que guardam segredos de suas vidas.
Pereira nos afirma que nunca é tarde para darmos um grande passo contra a opressão, e que por menor que possa parecer uma atitude, grandes consequências podem se desenrolar a partir dela.
comentários(0)comente



Gisele @li_trelando 17/08/2020

Sobre as revoluções da alma
Afirma Gisele que, apesar do pano de fundo Salazarista, esse livro é muito mais sobre as revoluções internas, sobre alguém que se viu mudando quando achou que não tinha mais idade.
comentários(0)comente



Ãnimo Total 17/08/2020

Afirma Pereira
" A filosofia parece só tratar da verdade, mas talvez só diga fantasias, e a literatura parece só tratar de fantasias, mas talvez diga a verdade. "
comentários(0)comente



dianajegue 17/08/2020

Afirma Pereira.
Que livro espetacular! Estava com as expectativas baixas, me surpreendi! Que narração leve, fácil de compreender e que aborta assuntos complexos com naturalidade! Ótima leitura. Li em menos de um dia.
comentários(0)comente



Filipe.Pereira 17/08/2020

Um relato lento sobre um tempo sombrio
Afirma Pereira tem uma trana de plano de fundo muito interessante porém, a história é muito lenta no desenvolvimento, o que acaba dando uma desanimada na leitura.
Apesar disso, o livro tem algumas questões pontuais que te faz perguntar as atitudes do personagem principal e ver sua transformação pelo trajeto.
A melhor virada de mesa chega no fim da narrativa e no momento que estamos mais ligados na história, ela acaba. Um livro para se conhecer melhor sobre Portugal no Estado Novo e ver que as ditaduras que ocorreram e ocorrem no mundo só mudam de endereço, mas suas características são simulares.
comentários(0)comente



Marília 16/08/2020

Gostei muito desse livro. De onde ninguém esperava é que partiu a ação mais corajosa.
comentários(0)comente



Gabriela M. 16/08/2020

Digo eu: resenha de afirma pereira, antonio tabucchi
Temos com esse livro curto, de aproximadamente 155 páginas, acesso a uma história que nos dias de hoje, em especial no Brasil, nos dá certo gás de vida.

Obras políticas muitas vezes me deixavam preocupada ou ansiosa por não me sentir representada. Tantos personagens prontos pra luta, desde o início, desde sempre. Tantos personagens com posições firmes, inabaláveis. É importante esse reconhecimento, e concordo em absoluto que ele exista. O sentimento, no entanto, é de que há quem seja amedrontado e não se reconheça, por não compreender, talvez, o processo de construção do seu eu que rebate discursos, ideais e ações antiéticas. O desenvolvimento do pensamento crítico.

Acredito que este seja o ponto-chave do livro do escritor italiano Antonio Tabucchi. Ao escrever sobre o pré-segunda guerra de Portugal, ele nos apresenta um personagem alheio ao seu contexto, que parece viver preso ao seu próprio passado. Novos eventos o fazem agir de forma nunca antes pensada, mesmo que nem um pouco destoantes de uma vida comum: não são movimentos bruscos, a princípio. Como afirma Cardoso, Pereira sofreu uma erosão longa e contínua que permitiu essas novas ações.

Ao mesmo tempo em que tive dificuldade em aceitar a vagareza do personagem, também me reconheci nas suas inquietações e em sua indecisão. Me reconheci também na ação e na forma repentina de tomada de decisão. Digo repentina após explicar sua vagarosidade porque acredito que esses extremos são complementares, em especial, em ações humanas. Ações repentinas têm muito que ver com pensamentos e reflexões construídas às vezes no silêncio da mente e escondidas de nossa própria censura.

Outro ponto interessante do livro é o destaque dado aos acontecimentos que engatilham a ação de Pereira. Se antes ele estava preso ao passado, somente a partir de novos contatos humanos ele deixa seus pensamentos novos aflorarem. Esse holofote na consciência de Pereira sobre o peso de suas conversas com outros e suas reflexões sobre elas é que fortalecem o enredo do livro.

Um livro que recomendo, para todos, e em especial para nos ajudar a ter coragem de agir. Agimos sempre em conjunto, carregando diálogos, brigas e ideias compartilhadas, mesmo quando tomamos decisões próprias. Podemos pensar além: nossas ações únicas também vão influir no todo e talvez nunca saibamos as inflexões delas nos outros.

No link você tem acesso aos links da playlist feita pela TAG e à revista que acompanha o livro.

site: https://floreslivrosetempo.blogspot.com/2020/08/digo-eu-resenha-de-afirma-pereira.html
wellia 17/08/2020minha estante
Falou tudo!


kellen.suamy 26/08/2020minha estante
Amei sua resenha. A sua leitura foi igual a minha.




Thaysa 16/08/2020

Afirma Pereira
Pereira é um jornalista responsável pelo caderno cultural de uma gazeta lisboeta no início do salazarismo português. Cardiopata, viúvo, introspectivo, de poucos amigos. Visita seu passado mais tempo do que percebe seu presente. Apesar do período conturbado em que vive, Pereira segue. Segue sem dar conta do quanto a história transborda ao seu redor. Mas até quando? Normalmente, só cremos na verdade no momento em que a presenciamos.
comentários(0)comente



Takarada 16/08/2020

Leitura bem fluida
Livro enviado pela TAG Curadoria de agosto de 2020. Livro bem curto (pouco mais de 150 páginas), no entanto consegue retratar muito bem a atmosfera de tensão que as pessoas viviam durante a ditadura salazarista.
Observação: Para uma melhor experiência recomendo ler as notas iniciais do autor ao final da leitura.
comentários(0)comente



Pati 15/08/2020

Muito bom!
Afirma Pereira é um livro diferente, inteligente e que prende o leitor. Difícil não ler tudo de uma vez só!
comentários(0)comente



Lucy 15/08/2020

Várias almas
Livro interessante, mostra a tristeza de regimes totalitários e a transformação de uma pessoa a partir de um novo olhar para o futuro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



317 encontrados | exibindo 271 a 286
1 | 2 | 3 | 19 | 20 | 21 | 22


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR