Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


622 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Gabriel Seixas 21/12/2020

Em algum nível, somos todos Severinos
Mais uma obra clássica da literatura Brasileira que leio nesse ano. Viajar para uma época e lugar distantes da nossa realidade é um exercício de empatia muito grande. Ainda mais depois que a gente começa a pesquisar mais sobre a obra, sobre o autor, sobre o contexto em que foi escrito e quais suas circunstâncias. Isso ajuda a entender um pouco mais do que é expressado, muito além do que analisar a escrita, o enredo, as concordâncias...
“Morte e Vida Severina é um livro de poema regionalista e modernista do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954 e 1955 e publicado em 1955. A obra narra o sofrimento enfrentado por Severino apresentando um poema dramático que relata a dura trajetória de um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital pernambucana.”
Acredito que mesmo depois de quase 50 anos muito do que foi retratado pelo João ainda aconteça. A forma como ele traz a realidade é única, através da sua poesia e do processo fluído de caminhada de Severino. A voz dele vai se misturando com a voz de muitos outros Severinos e nos leva por vários momentos a nos colocar no lugar dele, mesmo distantes fisicamente. É isso também que faz essa obra ser um clássico, atemporal e imersivo. Cada um com a sua caminhada, encontrando nossos semelhantes pelos caminhos.
Essa obra é tão lida que existem várias resenhas, análises e inclusive um filme de animação 3D feito pelo cartunista Miguel Falcão. Procure por “Morte e Vida Severina em Desenho Animado – Completo” no YouTube.
.
#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #literaturanacional #morteevidaseverina #joaocabraldemeloneto #kindle #kindlebrasil
comentários(0)comente



Nicole.Coelho 18/12/2020

Morte e vida Severina
Eu não sou de ler muitos clássicos nem poesias então eu não tenho muita propriedade pra falar. Ao meu olhar as poesias são tocantes, nordestinas. Quando eu li eu sentia a história e via ela acontecendo por mais que algumas partes eu precisasse de um pouco mais de tempo pra assimilar. Mas de qualquer modo eu gostei do livro e achei de uma leitura fácil, mais do que eu imaginava.
comentários(0)comente



larbossobral 16/12/2020

Perfeito!
Um clássico da literatura brasileira que eu tive o primeiro contato agora. Impressionado com a qualidade desse texto.
comentários(0)comente



Sheyla.Batista 16/12/2020

"O meu nome é Severino"
"Bem me diziam que a terra
se faz mais branda e macia
quanto mais do litoral
a viagem se aproxima."
comentários(0)comente



skuser02844 13/12/2020

A terra dada, não se abre a boca
Talvez a melhor e mais emocionante experiência com uma obra de literatura brasileira que eu já tive o prazer de vivenciar.

Tive o primeiro contato com essa história ainda no ensino médio quando assistimos ao trecho do Funeral de um Lavrador em sala de aula. No começo desse ano, tive o prazer da oportunidade de assistir à peça realizada pelo grupo de teatro do Espaço Cultural de minha cidade,uma experiência viva e impressionante.

Hoje, finalmente consegui o contato com a obra integral e estou maravilhado. Morte e Vida Severina é uma obra completa, genuinamente nordestina e brasileira, emocionante e crítica. João Cabral tece um rosário de dor e sofrimento e morte ao mesmo tempo que conduz todas as suas linhas para o nascimento e a vida. Passando as páginas, vemos uma teia de morte severina se desenrolar em direção ao salto para dentro da vida. Ao mesmo tempo em que nos adoecemos com a realidade, nos deparamos com a luz da esperança.
comentários(0)comente



Arthuzin 09/12/2020

Representa muito bem a cultura do nordeste em geral, com sua batalha, trabalho e sua esperança. Um clássico que devemos ler.
comentários(0)comente



vasilisamorozko 07/12/2020

A Vida De Milhares Severinos
“Se quer mesmo que lhe diga;
É difícil defender,
Só com palavras, a vida,
Ainda mais quando ela é
Esta que vê, severina.”

#106 - Eu gosto muito desse poema, ele é duro e seco e ainda faz você parar pra refletir. Sério sempre que termino é como se eu tivesse levado um soco no estômago. Recomendo muito mesmo!
comentários(0)comente



Sweet 06/12/2020

É um ótimo livro, gostei de apreciar e amei muito a leitura dele!
comentários(0)comente



Icaro.Jatoba 01/12/2020

?Minha pobreza tal é que não tenho presente melhor, trago papel de jornal para lhe servir de cobertor; cobrindo-se assim de letras vai um dia ser doutor?. É isso.
comentários(0)comente



Sílvia 30/11/2020

Frustração
Expectiva frustrada. Até li em voz alta para perceber melhor a rima e ritmo poéticos. Gostei mais do primeiro conjunto de poemas que trata do caminho do interior até a capital. A sonoridade do poema título é muito agradável.
comentários(0)comente



Girassor 28/11/2020

Muito bom!!!
É uma leitura tranquila e reflexiva, apesar de eu ter grande dificuldade para entender poemas, gostei muito de ler. Especialmente, o poema morte e vida severina, que nos mostra que somos todos severinos nessa vida, independente do que estamos buscando. É incrível como o autor faz com o significado das palavras. É uma bela obra de arte.
comentários(0)comente



Ester8 26/11/2020

Muito bom
Adorei o livro,muito verdadeiro e lindo só sei sentir ??leiam!!
comentários(0)comente



Thayná S. 15/11/2020

Estou encantada por essa preciosidade da nossa literatura!
A poesia de João Cabral de Melo Neto é de uma excelência inexplicável.
Sou pernambucana, mas mesmo assim, senti que a mim estava sendo apresentada uma realidade que eu desconhecia ou não conhecia tão bem.
Perfeito, perfeito, perfeito ??
comentários(0)comente



igsuehtam 10/11/2020

História de um retirante
Passei, acho, que quase três meses lembro esse livro. Lia um poema por dia, com calma, cuidado, tentando buscar palavra por palavra pra entender. Lia os poemas até umas três vezes, entendia uma parte, mas fico ainda com sensação se que falta mais pra se entender. Com certeza lerei mais a frente. São poemas que se misturam com a paisagem e com a gente.
comentários(0)comente



springsfairy 06/11/2020

RESENHA: morte e vida severina
li o livro pra escola e achei bem legal. o livro nos apresenta a vida no sertão do nordeste e suas desavenças sendo um nordestino raiz. suas cenas são fortes e amargas mas marcantes. mas símboliza a esperança afinal de tudo.....
comentários(0)comente



622 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |