jessica.clarissa.9 16/07/2023
Escola de contos eróticos para viúvas
Eu li esse livro p causa da MLI2023 (desafio de ler um livro com uma cultura diferente) e foi uma leitura interessante e me deixou pensativa.
O livro segue Nikki, filha de imigrantes indianos, passou a maior parte de seus vinte e tantos anos distanciando-se da tradicional comunidade sikh em que nasceu, preferindo uma vida mais independente e, em outras palavras, ocidental. No entanto, após a morte repentina de seu pai, sua família acaba ficando com problemas financeiros. Sentindo-se na obrigação de
ajudar a mãe e a irmã, Nikki encontra a oportunidade perfeita de um trabalho extra dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi, em Londres.Quando chega lá, as coisas não são bem o que ela esperava e desenrolar vários coisas além da escrita.
O livro se concentra nessas personagens mulheres principalmente Nikki e kbhgvahgg que q estória acaba entrelaçando a história das duas.
Foi super interessante conhecer a cultura indiana onde falando p mim e outros brasileiros tivemos só com a novela caminho das Índias foi um contato bastante esteriótipado já que a novela é uma visão brasileira já o livro Escola de contos eróticos para viúvas é uma visão com uma autora com raízes punjabi (Índia).
O livro vai além dos contos eróticos é sobre a liberdade feminina, feminismo, xenofobia, racismo é a misoginia cultural. Essa última me deixou bastante pensativa.. Nós mulheres estamos a mercê do ódio masculino,não importa o país a misoginia vai se instalar os homems vão odiar mulheres em nome da cultura e dos costumes seja aqui no Brasil, Índia e outros países e o jeito que o livro toca e desenrola essa misoginia é aterrorizante é claro entre isso tem os contos eróticos e o final com uma esperança pulsante.
Com personagens interessantes o livro constrói uma história rica em cultura e na sua protagonista muitas vezes perdida na sua arrogância, mas que no caminho aprende não só sua voz e militância como a vozes das viúvas e mulheres da sua cultura e tem um crescimento muito bonito.