Alessandra @euamolivrosnovos 11/06/2020Nikki, apesar de alçar vôos para a vida de mulher moderna, mantém suas raízes na comunidade punjabi londrina. A cultura de seu povo é algo entranhado em seu universo, mais do que imagina. Entretanto, muitas nuances se revelam quando ela se candidata a um trabalho no templo local para dar aulas de escrita para viúvas.
Enganada pelo anúncio que na verdade buscava uma afalbetizadora, a surpresa não poderia ser maior quando as mulheres passam a narrar histórias eróticas como forma de se libertar da opressão sofrida durante anos, tanto de seus casamentos arranjados como da própria comunidade punjabi, extremamente machista.
Daí surgem amizades inesperadas e revelações de mistérios que ela jamais imaginaria encontrar em uma comunidade tão rígida.
Segundo volume lançado pela Tag Livros esse ano, essa história se mostra um prato cheio de uma cultura que não conhecemos muito, porém pouco explicada ao longo das páginas. Diversos termos específicos são jogados ao leitor que fica meio perdido com seus significados. Mas nada que atrapalhe o andamento da narrativa.
A história de Nikki e suas problemáticas pessoais acabam ficando de lado perto da grande revelação final do enredo, que tem seu ponto forte descoberto pela protagonista.
As viúvas mostram que têm muito mais a contar nas entrelinhas de suas histórias picantes do que parece numa primeira avaliação crua. Porém, acredito que elas poderiam ter percebido essa força interior numa aula qualquer, não necessariamente na de contos eróticos, que acabaram ocupando muitas páginas do livro e tornando a leitura maçante para mim.
Eu recomendo a leitura, embora tenha minhas ressalvas, pois um livro nunca é unanimidade de opinião. O que me atrapalhou nesta leitura pode ser o essencial para a sua e vice-versa.
site:
https://www.instagram.com/euamolivrosnovos