Liar1 15/11/2024
Página 10
O traço mais assustador de Heathcliff é aquele que o faz reconhecidamente humano.
Página 11
O verdadeiro horror causado pelo monstro humano é a constatação de que não se trata de uma vaporosa e indistinta sombra atrás de nós, e sim um nítido reflexo no espelho à nossa frente.
Página 63
"Por que você não pode ser sempre uma menina assim tão boazinha, Cathy?"
Ela olhou para ele, riu e respondeu:
"Por que o senhor não pode ser sempre assim tão bonzinho, papai?"
Página 83
"Quem tem de punir os ímpios é Deus; nós devemos aprender a perdoá-los."
"Não, Deus não vai me roubar esta satisfação", retrucou.
Página 102
"Tudo parece perfeito. Onde está o problema?"
"Aqui! E aqui!", respondeu Catherine, batendo com uma das mãos na testa e com a outra no peito. "Onde quer que a alma more, pois no fundo da alma e do coração, sinto que estou fazendo a coisa errada!"
Página 103
"Seria degradante para mim casar com Heathcliff agora, por isso ele jamais saberá como eu o amo. E não é por ele ser belo, Nelly, mas por ser mais eu do que eu mesma. Não sei do que as almas são feitas, só sei que as nossas são idênticas."
Página 105
"Não sei definir em palavras, mas certamente você, como todo mundo, crê que existimos em alguém para além da nossa própria existência. De que serviria minha vida se estivesse contida apenas em mim? Meus maiores sofrimentos neste mundo foram os de Heathcliff. Não só testemunhei como senti cada um deles, desde o começo. Não tenho outro pensamento na vida a não ser ele."
Página 121
"Ah, Heathcliff, você foi tão cruel! Não merece minha acolhida. Desaparecer sem mandar notícias por três anos, sem sequer lembrar que eu existo!"
"Garanto que me lembrei de você bem mais do que se lembrou de mim."
Página 191
"Como nem a miséria, a degradação e a morte poderiam nos separar, como não havia nada que Deus ou Satanás pudessem fazer para nos manter afastados, você, por sua própria vontade, nos separou. Não parti seu coração: foi você quem o partiu sozinha e, ao fazê-lo, partiu também o meu."
Página 197
"Catherine Earnshaw, que você não descanse enquanto eu viver. Você não falou que te matei? Assombra-me, então! Não me deixe por um único instante, tome a forma que quiser, me enlouqueça! Só não me abandone aqui neste abismo, onde não posso encontrá-la!"
Página 206
"Dei-lhe meu coração, ele o tomou, destroçou e devolveu. É preciso ter um coração para sentir algo."
Página 208
"Traição e violência são facas de dois gumes e ferem mais quem dá o golpe do que quem é golpeado."
Página 316
"Sei que a natureza dele é ruim", retorquiu Catherine, "ele é seu filho. Mas a minha é boa o bastante para perdoá-lo, e sei que ele me ama, motivo pelo qual também é correspondido. Por mais que tente infernizar nossa vida, nossa verdadeira desforra é saber que sua crueldade é consequência de uma infelicidade profunda."
Página 350
"O mundo inteiro é uma coleção pavorosa de recordações de que ela existiu e que eu a perdi!"
Página 360
"O êxtase da minha alma mata o meu corpo, mas não se satisfaz."
"Não quero padre nem pastor, nem nenhum tipo de discurso. Saiba que estou prestes a alcançar o meu céu; não almejo o dos outros: não tem valor algum para mim."
Página 373
Creio que recebemos a dádiva da linguagem para dar clareza às nossas ideias e não para envolvê-las em dúvidas desonestas.