Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


1829 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Brenno71 10/09/2024

Se não "o", com certeza "um dos" piores livros que já li, não só pelo tema imoral e doentio, mas também pela ausência de significado, de objetivo para a história, de mensagem a ser transmitida. A leitura impulsionada pela curiosidade nos leva para uma longa e nojenta jornada rumo a lugar nenhum.
comentários(0)comente



Hell1997 08/09/2024

Um livro nada fácil mas necessário
Lolita é o tipo de livro que eu digo, "não é para todo mundo", e realmente não é, pense muitas vezes antes de ler, é o livro que mostra o que há de mais perturbador na mente de um pedófilo. É importante frisar que o autor, Vladimir Nabokov, em outras obras usou da mesma ferramenta que usou em Lolita, ele desafia o leitor a tentar entender o que é verdade ou não, se existe uma verdade absoluta ou não, algumas mentiras do H.H são óbvias, com contradições explícitas, outras não tem como ter certeza, leia o livro sempre com atenção para encontrar essas falhas (não é atoa o aviso de que H.H não é um narrador confiável). Li Lolita três vezes, é pra mim é o livro que só lê-lo não é suficiente, ir atrás do autor, entender suas intenções, sua vivência é de suma importância para compreensão melhor da obra. Lolita é um livro que mostra como esse tipo de gente pode se disfarçar dentro da sociedade, como isso está mais do que enrustido no nosso dia a dia, eu recomendo muito como um choque de realidade e principalmente como objeto de estudo para quem quer entender melhor a mente de um pedófilo. O livro tem sim escrita complexa (o que não é um defeito para mim) mas como um livro do século passado, escrito por um russo, depois traduzido para o inglês e finalmente para o português é plausível o porquê de sua escrita. Existem sim muitas descrições longas e precisas das mais diversas coisas, o que cansa não tem como negar, mas acredito que não é um obstáculo para uma boa leitura. A construção da personagem Dolores é absolutamente perfeita, toda a mudança de personalidade que ela passa após sofrer os abusos, a personalidade claramente de uma criança, que é de certa forma uma "pestinha" (totalmente comum e normal crianças com esse comportamento, principalmente pelo contexto de vivência de Dolores) e como Nabokov não a escreveu como uma vítima perfeita que apenas sofreu um abuso e não faz nada para tentar revidar (porque no final das contas, é muito mais realista do que outras obras por aí) então, pense muito antes de ficar com raiva da menina, se imagine no lugar do dela e pense no aspecto psicológico do abuso sexual e suas consequências. Muitos dizem que Lolita faz com que você sinta empatia por H.H, eu discordo completamente, além dele ser pedófilo, temos muitos momentos em que a personalidade insuportável vai além disso, seu ar de superioridade em relação a homens e mulheres, sua carência, possessividade, manipulatividade, dentre outras características desagradáveis. No mais, esteja preparado para descrições asquerosas que te fazem sem ao menos perceber, colocar uma expressão de nojo no rosto, Lolita é insuportavelmente real.
comentários(0)comente



Rocha114 06/09/2024

Sinceramente não sei como avaliar este livro.
Recentemente eu li Minha Sombria Vanessa e acabei sendo influenciada pelo livro a ler finalmente Lolita, um clássico que esta na minha lista de livros para ler antes de morrer a muito tempo. Eu confesso que adoro entrar em mentes criminosas, de ver a perspectiva doentia de um psicopata ou algo do tipo, acho realmente muito interessante de entender, apesar de não concordar com eles, mas em Lolita foi mais pesado pra mim, eu já li livros bem mais pesados e detalhados que esse, mas por algum motivo Lolita me impactou negativamente, o protagonista é um nojento doente que merecia um final bem pior do que ele teve, em nenhum momento me vi tendo qualquer sentimento positivo quanto a ele, eu queria era castrar ele de tanto odio kkkkkkkk.
E o que mais me choca é que eu ouvi falar que existe pessoas que se identifica com o Humbert e até mesmo acha que esse livro é uma historia de amor, OI?????? só de escrever isso ja me sobe o sangue de tanta indignação, se eu ouço alguem falar isso, juro não respondo por mim, Lolita NÃO É de forma ALGUMA um livro de amor e o Humbert não é um personagem confiavel que vc pode se identificar, se vc se identifica com ele por favor procure um médico, sei la, vai se tratar e fique bem longe da sociedade, obrigada.
Eu dei 3 estrelas pq sinceramente, não sei quanto dar, é um livro bem escrito e confesso que duvido um pouco da índole do escritor por ter escrito algo assim, mas se for parar para pensar o cara foi um genio, mas alguma parte dentro de mim acha errado dar 5 estrelas para esse livro e ao mesmo tempo dar 1 parece meio injusto, então metade acho que ta bom ne?
Enfim, uma experiencia de leitura que nunca mais quero retornar a ter.
comentários(0)comente



Isa409 05/09/2024

Não achei a escrita muito fácil de entender, confesso que algumas vezes fiquei perdida no enredo, mas o autor escreve de uma forma muito envolvente (pretendo ler outro livro dele, com uma temática menos pesada).
O livro é extremamente chocante (não tem como ler sem sentir nojo desse homem), e ficar pensando como isso é a realidade de tantas crianças...
Sobre um tema tão pesado, nem tem muito o que comentar do resto.
comentários(0)comente



AnunciaAAo0 05/09/2024

O pior melhor livro que já li
Essa leitura me trouxe tanto ódio, quanto amor. Ódio pq de repente de senti em um guia turístico pelos Estados Unidos, o que me entediou profundamente. Por outro lado, amei o livro porque ele é, na minha opinião, um dos livros mais bem escritos que eu já li em toda a minha vida de leitora.
Terei de ser honesta e dizer que demorei literalmente 1 ano para lê-lo kksksk mas finalmente vou poder fazer uma resenha dele no meu Instagram de literatura ???
comentários(0)comente



Arieli6 05/09/2024

Uma leitura desconfortável.
Essa com certeza foi uma leitura muito complicada por diversos motivos, os principais são: a romantização do "caso amoroso", o contraste entre o "relacionamento" e o como a Lolita ainda era uma criança, as descrições do padrasto da Lolita da mesma, além de ter uma escrita bem massiva.
Recomendo? Se puder evitar, não leia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ohai 30/08/2024

Sim, é nojento
Sim, a escrita é muito boa. Tem um certo teor poético que mistura reflexões com devaneios em que dá para perceber como o autor tem muita bagagem.
Sim, tem passagens nojentas que me deixaram chocado. Entendo as editoras que não quiseram publicá-lo.
Depois de certo ponto (mais ou menos metade), a história fica simplesmente chata, monótona, entendiante. Poderia facilmente ter cem páginas a menos se não fosse tanta enrolação.
comentários(0)comente



Leandro676 29/08/2024

Lolita
Levando em conta que o livro foi escrito por um autor Russo em sua segunda lingua, inglês, e traduzido para o português, acredito que perdemos muito da obra, Confesso que ao terminar o livro foi como montar um quebra cabeça com varias lacunas indicando a ausencia de peças.

Ao fim do livro encontramos uma analise do autor sobre as criticas do livro e cheguei a conclusão de que, os temas provocativos, foram propositalmente escolhidos para causar essa sensação de incomodo contrastante com a beleza do livro, pois se deixar a historia e o tema em segundo plano, e colocar escrita em foco, o livro se tornaria algo belo, isso justificaria o sucesso do livro, assim como o fracasso da adaptação cinematografica, que limitada ao enredo do livro, não poderia conter a arte escrita.

Porem os temas pesados agregados a poesia da escrita não permitem uma leitura prazerosa, pelo contrario, gera um fascinio desconfortavel (semelhante a olhar para um animal morto acidentado). Não posso deixar de dizer que apesar de reconhecer a qualidade do livro, achei o livro ruim, quase maldito, é algo que eu não recomendaria.
comentários(0)comente



Marla.Pablini 28/08/2024

Não consegui ler esse livro todo,além da leitura ser "pesada" e difícil de ler,o simples fato da história da lolita ser o que é já causa embrulho no estômago.
nunca mais quero tentar ler isso
comentários(0)comente



kirao0 26/08/2024

......
Só tenho algo a dizer: que nojo.
Cara.Como.Alguem consegue escrever um absurdo desses e não estar tipo, COMPLETAMENTE PERTUBADO DA CABEÇA!?
Não sei dizer muito bem oq eu achei da história em si, mas eu sei que é um livro completo de absurdos descritos da forma mais natural do mundo, parabéns ao autor que me fez querer m0rr3r só de ler esse cara falar "ninfeta".
Achei a leitura um pouco confusa, tive que assistir um video sobre o livro depois mas fora isso, que horror!
comentários(0)comente



Ivana M. 25/08/2024

Belo e Grotesco
"Lolita" de Vladimir Nabokov é um mergulho perturbador nas profundezas da mente humana, um labirinto sombrio onde a obsessão e a perversão se entrelaçam em uma dança macabra. A narrativa, conduzida pela voz insidiosa de Humbert Humbert, se desenrola como um jogo cruel, onde a inocência é consumida pela luxúria insaciável e pelo desejo doentio.

O leitor é arrastado para dentro da mente de Humbert, um homem que se disfarça de amante atormentado, mas que, na verdade, é um predador manipulador. Sua adoração pela jovem Dolores Haze, a "Lolita" do título, é retratada com uma poesia mórbida, uma fascinação obsessiva que ofusca a moralidade e esvazia a humanidade.

Nabokov tece sua prosa com uma beleza cruel, transformando uma história de abuso em uma obra-prima literária. A ironia mordaz e o uso habilidoso da linguagem criam um contraste perturbador entre a beleza do texto e a monstruosidade de seu conteúdo. O leitor, como que hipnotizado, é levado a simpatizar, ainda que relutantemente, com o protagonista, questionando seus próprios limites morais.

"Lolita" não é uma leitura fácil ou confortável. É uma obra que revela o lado mais sombrio da natureza humana, onde a beleza e o horror se encontram, onde o amor se corrompe e onde a inocência é devorada pela escuridão. Nabokov desafia o leitor a encarar o abismo e, ao fazê-lo, nos obriga a confrontar as partes mais sombrias de nós mesmos.

Em suma, "Lolita" é uma dança macabra entre o belo e o grotesco, uma narrativa que, apesar de sua natureza monstruosa, brilha como um farol sombrio na literatura, desafiando-nos a olhar além da superfície e enxergar o horror escondido nas sombras da mente humana.
Nicolas523 25/08/2024minha estante
Essa foi uma das melhores resenhas que li do livro ?




Marcelo H S Picoli 23/08/2024

Lo-li-ta!
Um clássico polêmico!
O que mais me chamou atenção no livro foi a escrita! Que escrita! Muito bem escrito!
comentários(0)comente



MadameM 22/08/2024

Não
Eu assisti o filme antes de ler o livro, e durante todo o filme eu fiquei com uma enorme vontade de vomitar, realmente passei mal então já tava um pouco preparada para ler o livro, mas mds é 3x pior.
Lolita é uma obra completamente nojenta e absurda, eu vi algumas pessoas dizendo que o livro é bom pq vc entra em conflito sobre simpatizar ou não com o narrador, mas eu vou dizer uma coisa, se em algum momento vc simpatizou com ele vc é um completo doente.
comentários(0)comente



1829 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR