Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


1829 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


bby 18/08/2024

0/0
FINALMENTE consegui terminar esse que definitivamente foi um dos livros mais difíceis que li, por conta do tema sensível? Não, por conta dessa escrita ENTEDIANTE

meu deus QUANTA ENROLAÇÃO, eu juro que já não aguentava mais, um livro de 300 e poucas páginas que parece ter bem mais de 1.000 de tão cansativo que é, eu realmente odiei demais

sobre as problemáticas: por já saber sobre oq se travava eu fui preparada para ler oq li ou até bem pior, então não foi algo que dificultou, sendo bem sincera tiveram inúmeras páginas que pulei e não me arrependo, acho que fiquei minimamente motivada pra terminar e enteder oq aconteceria com a Dolores, mas dps que li pensei: "só isso?"

nunca mais quero ler um livro com uma escrita dessas, tão rebuscada que fazia com que a leitura fosse mt complicada, claro, não posso deixar de admitir que depois de certa % eu simplesmente parei de me esforçar pra tentar entender oq o narrador tava querendo dizer, eu só tava querendo terminar

acho q a única parte minimamente interessante foi quando bem no final o autor explicou que as coisas eram modificadas pela visão do Humbert (como o p3do que ele era) e mostrou o que certas cenas/falas realmente queriam dizer

enfim, jamais recomendaria pra ngm ??
bby 18/08/2024minha estante
na realidade entediante não é a palavra certa pra descrever e acho q me equivoquei nessa parte, a escrita do livro é de certo modo interessante, o autor saber fazer um bom jogo de palavras, só que são palavras tão complicadas 90% das vezes que mesmo lendo eu não conseguia entender direito oq tá acontecendo, só entendi bem mais ou menos pelo contexto. Oq eu quis dizer é que pra mim foi extremamente cansativo e eu não quero repetir a experiência




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



liliane223 14/08/2024

Meu deus!!!!! meus amores que livro é esse
não sei o que eu pensava antes de começar, mas definitivamente não era isso.
eu AMEI o jeito que foi escrito. acompanhar os pensamentos do humbert foi tão realista que parece muito uma historia real. como que o nabokov conseguiu encher a narrativa com todos esses detalhes nojentos que são normalizados pelo humbert???? parecia que eu tava cara a cara com ele, enquanto ele me contava a historia.
acho que só não dou 5 estrelas pq houveram momentos que o cara só falava umonte de abobrinha, coisas que poderiam muito bem não estarem presentes. mesmo eu achando que isso faz parte do personagem, me cansou.
sou muito fã de narradores desconfiaveis e foi muito esquisito ver que em alguns momentos eu tava caindo no papinho do humbert. bizarro. muito bem feito.
lolita é uma história repugnante mas uma obra impecável
comentários(0)comente



pjmsturns 13/08/2024

Interessante,
Comecei esse livro em junho e larguei completamente de mão antes mesmo de chegar em 5%, e não por conta do tema ser algo... enfim, mas por não estar com cabeça para ler um livro que parecia tão complexo.

e realmente, foi.

agora uma coisa que não se pode negar é o quão bem escrito esse livro é. talvez um dos mais bem ? e desnecessário ? escritos. às vezes se tornava cansativo, e acredito que não é porque é um clássico que se deva ser cansativo.

é um livro que não foi feito para você gostar de algum personagem, nenhum personagem se mostra alguém que possa cair no apreço do leitor, e talvez seja porque estamos vendo tudo do ponto de vista de h.h ? o vilão.

admito que, com toda certeza, ocorreram finais que eu não esperava. eu não esperava que esse fosse o motivo da prisão dele, não esperava que q. morresse daquela forma e com certeza não esperava que o final da dolores fosse esse.

hoje, eu só queria que esse homem tivesse morrido de formas bem cruéis. me pergunto o que teria acontecido em caminhos diferentes dessa história, se existisse algo como heróis.

de qualquer forma, achei interessante e foi uma leitura que me fez ficar vidrada quanto realmente peguei ela. indico pra quem tem estômago.
comentários(0)comente



cxparrish 09/08/2024

Nojento!
Iniciei essa leitura dezenas de vezes no decorrer de alguns anos e nunca cheguei a finalizar. Agora que terminei a leitura, posso dizer com todas as palavras que é um livro nojento, de difícil leitura por ser tratado um assunto bastante sensível. Humbert sabia que era um monstro asqueroso, mas nunca se importou com isso e muito menos com Dolores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



julia 05/08/2024

Obra de arte
Esse é o livro mais bem escrito que eu já li, mais bonito também. O Humbert é nojento, um personagem asqueroso, completamente doente, porém consciente dos seus atos, o que consegue ser ainda pior. Mesmo assim, a escrita é tão boa e a forma como o autor descreve a Lolita através dos olhos do personagem é tão linda, poética... o autor te manipula para você se sentir assim, ao mesmo tempo em que você também se sente mal por achar essa uma leitura tão comovente. Importante mencionar também que o Humbert não é um narrador confiável e eu só fui perceber isso na metade do livro, com certeza vou precisar reler para entender aspectos que passaram despercebidos.
Me choca que muitas pessoas tenham interpretado a leitura de uma forma errônea (achando que o autor "romantiza" a relação dos dois), sendo que a cada página a crítica se torna mais e mais evidente, até mesmo escancarada no último capítulo em que o autor fala sobre a obra. De todo modo, também não acredito que exista uma moral a ser tirada aqui - é um romance envolvente, intrigante, repugnante porém escrito de uma forma majestosa, e é isso. Cada ambiente, cada personagem, cada cena... tudo permanece muito vívido na minha cabeça, tão bem descritos que eu poderia até acreditar que realmente aconteceram. Eu realmente consegui visualizar o céu vermelho de fim de tarde enquanto Humbert e Lolita viajavam de carro, a atmosfera complexa, tóxica e doentia deles, o cheiro dos livros que os personagens liam. Nunca esperei gostar tanto de Lolita, mas é inevitável... é uma obra de arte.
comentários(0)comente



karine 04/08/2024

Sempre tive certo receio desse livro na minha estante, quando chegaria o momento que eu estaria "pronta" para lê-lo.
Como todos os outros, comecei num impulso do momento e agora, terminado a poucos minutos, só consigo pensar que li uma tragédia. Simplesmente isso, uma tragédia. Mas o que esperar de algo narrado pelo próprio abusador?
comentários(0)comente



Kayzswy 04/08/2024

"Lolita, luz da minha vida, fogo dos meus lombos. Meu pecado, minha alma. Lo-lee-ta: a ponta da língua percorrendo três passos pelo palato para bater, aos três, nos dentes"
A forma eloquente em que o narrador, Humbert Humbert, e também, por sua vez, predador da trama narra os fatos ocorridos é chocante, mas, não é por um acaso, o autor Vladmir Nabokov claramente expressa e denuncia o ato da pedofilia de modo intrínseco no contexto o qual estava ele inserido (década de 40), a obra exige uma maturidade e também, um "estômago forte" a aqueles que o consomem, a obra em geral é muito bem escrita e, a visão que temos do ato por trás da visão do predador é ultrajante.
comentários(0)comente



JulyaBevilaqua 01/08/2024

Pesado
O livro trata de um tema muito pesado o que pode desagradar leitores mais sensíveis. Eu nunca tinha achado um livro pesado demais, já li livros com inúmeros crimes e coisas horríveis mas, nunca tinha encontrado, pelo menos na minha opinião, algo tão nojento quanto essa obra de Vladimir Nabokov.
Eu posso dizer que foi uma baita experiência ler esse livro, a escrita dele é envolvente.
Enfim, cuidado se for ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



seribeli 30/07/2024

Meu trauma literário
Lolita, um clássico escrito por Vladimir Nabokov, é uma leitura perturbadora e ao mesmo tempo impossível de parar por sua escrita impecável.

Com um conteúdo polêmico e controverso, o livro possui um protagonista e narrador não confiável: um professor de literatura de meia/ idade com o pseudônimo Humbert Humbert contará como se apaixonou por Dolores Haze, uma criança de 12 anos, que recebeu o apelido ?Lolita?. O leitor, sabendo da falta de confiança necessária no narrador, compreende que na realidade o protagonista não passa de um pedófilo obcecado por uma criança.

Durante o livro, o próprio Humbert se intitula e reconhece ser um pedófilo, tendo consciência de todos os atos e pensamentos criminosos com as vítimas ao decorrer de sua vida. Enquanto lia o livro, via toda aquela romantização falsa e delirante do homem, me perguntando a todo momento ?como essa situação foi na visão de Dolores??. Eu me questionava a todo momento o ponto de vista da pobre criança, vítima de um homem doente e sem escrúpulos.

No começo de sua obsessão a romantização de Humbert conseguia tornar a narrativa natural, onde se você não soubesse que o mesmo não era confiável, poderia de fato acreditar no que era contado. Mas conforme a história evoluía ao passo que os meses dentro da narrativa só iam passando, era possível perceber algumas ?falhas? nessa mesma romantização, era possível perceber que era tudo falso, porque o comportamento da própria Dolores dizia o contrário do que lhe era narrado.

Meus sentimentos durante toda história era de agonia, pena e indignação. Não conseguia me conformar com as palavras escritas por aquele monstro. Não conseguia aceitar o que acontecia com aquele criança, e principalmente o final dela. Apesar de se ver livro de seu abusador no final da história, Dolores acaba tendo uma vida pobre e precoce, estando casada e grávida aos 17 anos, e após um mês da morte de Humbert (que estava preso por assassinar o homem que ajudou Dolores a fugir) ela vem a falecer por complicações do parto.

Lolita é um livro extremamente perturbador e bem escrito, onde só um gênio poderia escrever tão precisamente bem como a mente de um pedófilo funciona ? ou outro pedófilo.
Iris.Kawane 30/07/2024minha estante
Sua resenha ficou maravilhosa! Eu só gostaria de não ter lido sobre o final kkkk pretendo ler


seribeli 30/07/2024minha estante
mdssss, perdão, esqueci de colocar a aviso de spoiler ?


Krist_Hyna 30/07/2024minha estante
MDS KKKKK


Iris.Kawane 30/07/2024minha estante
Kkkkkkk faz partee




Lavynnia1 26/07/2024

é um livro interessante, mas começou a ficar meio entendiante em certo momento, vi muita gente falando que era um livro difícil de ler por ser rico em detalhes, mas não achei isso tudo, esperava mais pelo que falavam, acredito que seja um livro bom, mas definitivamente não é o meu tipo de livro, talvez tente ler novamente quando for mais velha, e qnd eu ter um vocabulário maior tmb, mas em geral é um livro razoável, pelo menos para mim
comentários(0)comente



1829 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR