re.aforiori 03/07/2021minha estanteEntendo... ??
Eu o adiei muito também, Carol...?
Este é o livro mais antigo de minha estante... E tem uma importância grande para mim. Pois foi meu pai que o comprou, quando eu era criança ainda, daqueles vendedores, que, antigamente, batiam de porta em porta. E junto veio o ?Dom Quixote? - que se tornou meu livro favorito da vida -, ?Os trabalhadores do mar? - que foi o primeiro livro que me marcou, e uma enciclopédia - que lia para descobrir escritores e suas obras, e assim ir fazendo minha lista de livros a ler; numa época em que a internet era discada e só se usava depois da meia noite, para cobrar um único pulso; então, praticamente, não podia contar com o Google, como se é hoje em dia... ?
No entanto, eu só fui começar a gostar de ler com 19 anos... E devido a uma circunstância que ocorreu em minha vida...
Ah, Carol, mais um detalhe que dá mais importância física ao ?Germinal?, para mim, é que um de meus cachorros, quando era filhote, quase o devorou... Mas cheguei a tempo de salvá-lo...??O livro possui uma marca de mordida dele... ?Acredito que ele se atraiu pela textura da capa, que é bem diferente... E também não sei dizer porque este livro, na época, ficava na prateleira debaixo da estante. ?
Enfim, o ?Germinal? me foi uma leitura muito valida, pelos motivos que disse na resenha, mas me é ainda mais importante como objeto, por assim dizer.?? Por tudo o que veio junto com ele... E pelas recordações que o mesmo me traz... ??