Germinal

Germinal Émile Zola




Resenhas - Germinal


193 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Yanka 31/05/2020

Relatos profundos de uma revolução
"Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais, ..."
comentários(0)comente



Carrara 31/05/2020

O Romance se passa na França no final do século XIX e trata do início de um movimento de revolta entre trabalhadores e burguesia. Difícil, pesado e importante.
comentários(0)comente



Let 27/05/2020

A princípio, eu comecei a ler por conta da capa e terminei abismada. É uma reflexão social pesadíssima que, se for prestar atenção, pode ser aplicada na contemporaneidade.
comentários(0)comente



Racestari 26/05/2020

Pütz
Que livro maravilhoso, angustiante e verdadeiro! Eu entrava na mina com o Ettiene, participei da greve e passei a odiar a burguesia, tudo ao mesmo tempo!
comentários(0)comente



Cinara... 26/05/2020

"Não, sem dúvida, a vida não era engraçada. Trabalhavam como verdadeiras bestas numa atividade que equivalia a um punição dos condenados de outrora, eram massacrados mais do que deviam e nem sequer tinham carne na mesa para comerem à noite. Verdade que tinham sua ração e a comiam, mas era tão pouca, apenas o bastante para continuarem sofrendo sem morrer de uma vez, esmagados pelas dívidas, perseguidos como se houvessem roubado. Quando chegava o domingo, dormiam de cansaço. Os únicos prazeres se resumiam a se embriagar ou fazer filhos nas mulheres, ainda por cima, a cerveja inchava a barriga e os filhos, mais tarde, zombavam deles. Não, a vida não tinha graça nenhuma."

Minha nossa! Continuo achando a vida sem graça, concordo com o Zola! Livro perfeito! Eu não tenho palavras para descrever como me sinto! Livro favorito da vida!
Leitura necessária!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hanna.Ramos 19/05/2020

leitura necessária
Émile Zola foi incrível na escrita do livro.... a descrição dos cenarios e dos personagens faz com que o leitor grite, corra e lute junto com os mineiros, classe representada fielmente pelo autor. O plano de fundo do livro é o enorme sistema capitalista - que suga a todos mesmo que de formas diferentes - e o contexto histórico da Rev. Industrial na França do século XIX.
comentários(0)comente



Juliana 13/05/2020

Sensacional. Um livro para todas as idades e públicos. Zola é magnífico na escrita, sua obra realista é, sem dúvidas, imprescindível.
Emerson.Santos 15/06/2020minha estante
Concordo que é sensacional, mas acho que não é para todas as idades..




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manços 27/04/2020

Pão! Pão! Pão!
O grito da revolução dos mineiros era esse e eu me vi gritando com eles, que nas minas de carvão vivem uma situação péssima.
Mas esse grito muda e toma novas dimensões na história, pessoais, ambiciosas, desumanas, incontroláveis.
A pergunta que fica é: é possível mudar um sistema tão opressor?
comentários(0)comente



Karine 27/04/2020

Pesado, mas necessário.
Esse livro me impactou bastante, precisei de uns dias pra digerir. Ele mostra de forma muito crua o cotidiano de trabalhadores de uma mina de carvão no interior da França no século XIX. Depois soube que Émile Zola trabalhou numa mina de carvão por alguns meses como laboratório para escrever este livro, o que explica seu relato tão realista do trabalho, do interior da mina e da vida dos trabalhadores. São pessoas embrutecidas pela miséria e a fome, que se resignam à sua condição de trabalhar pesado, em condições degradantes e insalubres, para mal ganhar o suficiente para sobreviver – enfim, uma realidade muito presente ainda hoje. Um novo operário chega com menor tolerância para a exploração e algumas ideias socialistas, e convence a maioria a fazer uma greve. A partir daí a brutalidade e a violência escalam, há embate de ideias entre moderados e radicais e situações que vão provocando no leitor cada vez mais angústia e aflição. A forma como tudo é retratado, tão crua e visceral, em muitos momentos me lembrou d’O Cortiço, e depois eu soube que este livro na verdade inaugurou o naturalismo. Apesar da história tão sombria e obscura, o autor acreditava que a situação dos trabalhadores iria melhorar com o tempo, que aqueles operários debaixo da terra iriam “germinar” e conquistar sua dignidade algum dia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flávia Pasqualin 16/04/2020

DOLOROSO E REVOLTANTE
Etienne é um homem que consegue emprego em uma mina e, após um tempo de convivência com os demais colegas, fica indignado com as condições precárias de trabalho e a vida de miséria que eles levam. Acreditando ser capaz de mudar a dura realidade, ele incita os trabalhadores a fazerem greve, com a finalidade de reinvidicar condições justas e melhores salários, proporcionando uma vida mais digna para todos. Uma história visceral sobre a desigualdade social e a eterna luta de classes. Um clássico que você não pode deixar de ler.
comentários(0)comente



Sergio.Aquino 12/04/2020

Um mergulho social visceral.
Há muito visitei o Panteão em Paris e me dei conta que junto com Victor Hugo e Alexandre Dumas fora sepultado o grande Emile Zola. Dai passei a desejar conhecer, ao menos, sua "magnum opus". De fato, seu renome literário lhe faz jus. A obra é envolvente e mergulha fundo nas feridas sociais da época. Miséria e sofrimento permeiam o romance.
comentários(0)comente



Leticia.Machado 10/04/2020

Inicio do realismo e naturalismo
Em Germinal temos caracteristicas marcantes do movimento literario realismo e de um de seus pontos mais marcantes, o naturalismo. Uma otima leitura, principalmente para aqueles que procuram um livro que mostre e exemplefique a escola literaria pertencente, o livro tambem aprensenta certa referência histórica ao a correntes politico-filosoficas, assuntos bastante relevantes para quem esta em época de vestibular, porém para alguns a leitura pode ser um pouco cansativa e maçante.
comentários(0)comente



193 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR