Amor de Perdição (eBook)

Amor de Perdição (eBook) Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


sampaaroger 15/06/2012

O livro Amor de Perdição foi Escrito por Camilo Castelo Branco , A obra foi expirada em Romeu e Julieta , A historia é sobre um um casal de jovens apaixonados simão e Teresa que não podem ficar juntos por que seus pais são rivais , eles acabam sendo obrigados a se separarem , mais nem isso fez com que eles aparacem de ter comunicação , além disso ele é condenado a forca por ter matado um homem , ornado a matalo pelo pai da moça , mais consegue se livra , então em quanto sua amada a Tereza esta no convento ele esta a caminho de outra cidade .
Al final de Tudo esse amor foi a perdição como diz o livro , depois de ter passado altos e baixos , Teresa fica doente e acaba morrendo e Simão ao receber essa noticia e acaba morrendo também , e a Mariana a moça que se apaixonou por Simão que também era responsável pelo aproximamento do casal através de cartas , acaba de matando também , pois não conseguiria viver sem o amado.
A obra foi escrita por Camilo , mais também podemos compara a ficão com a realidade como ele fez , escreveu a maioria das suas obras estando prezo , depois de ter se casado muito cedo , e depois se apaixonado por uma moça casada , tudo resultou que ele acabou raptando a moça e o resultado disso foi atras das grades . Então já deu pra perceber que o próprio titulo do livro diz , é uma coisa boa mais ao mesmo tempo ruim , acho que o Camilo quis baseá a sua vida vivida com a fixão , assim podemos dizer que uma versão de "Romeu e Julieta".
comentários(0)comente



Igor 15/06/2012

Amou, perdeu-se, e morreu amando
O livro "Amor de Perdição" é uma obra do autor Camilo Castelo Branco que conta a história de um triângulo amoroso que acaba com um final trste e trágico.
Camilo narra a história ocorrida em Portugal, onde Simão o protagonista da história era apaixonado por uma moça cujo nome era Teresa, porém a inimizade entre suas famílias dos dois, tornaram o amor impossível de ser concretizado e causando más consequências.
Tanto o pai de Teresa (Tadeu de Albuquerque) quanto o pai de Simão (José Correia Botelho) não queriam que seus filhos se relacionassem, e para isso tomaram decisões difíceis. Teresa sabendo que não poderia casar-se com Simão, recorre a seu pai e pede para ir a um convento pois não precisaria se casar com Baltasar (seu primo).
Baltasar só queria casar-se com Teresa pelos interesses da família e pela herança, muito diferente de Simão que a amava incondicionalmente. Isso causou um impasse entre os dois; Baltasar contratou alguns homens para matar Simão, primo de Teresa tentou contratar João da Cruz, porém não conseguiu, pois Simão era filho do corregedor que o salvou de uma causa judicial, ele se aliou a Simão e ajudou-o a matar os outros contratados de Baltasar.
Com a distância entre Simão e Teresa eles só puderam se comunicar por cartas, e quem as levava era Mariana ( filho de joão da Cruz e moça que amou Simão em silêncio por medo de atrapalhar o seu relacionamento).
O clímax da história é quando Teresa diz que trocaria de convento, e por isso Simão resolve visitá-la, lá encontra Baltasar, por ciúmes acaba matando-o, e por isso foi preso.
Teresa mandou uma carta a Simão dizendo que não aguentaria viver sem ele e morreria por isso, por esse motivo ela ficou doente e acabou morrendo, Simão depois de receber essa má notícia na cadeia adoeceu e acabou morrendo também, marinheiros jogaram o corpo de Simão do navio ao mar com uma pedra amarrada a sua perna, e como havia prometido Mariana, se ele morresse ela morreria também, pois não haveria motivo para continuar viva, e pulou agarrada ao corpo de Simão, culminando em sua morte.
O livro tem um final triste, onde todos morrem por amos, tem pontos positivos por ser baseado em alguns fatos reais, e pontos negativos, a leitura é de difícil entendimento, linguagem rebuscada e um pouco entendiante.
É um livro cansativo de ler ( necessário um dicionário ao lado para acompanhar a leitura). Uma históriamparecida com Romeu e Julieta, e uma frase que resume o livro perfeitamente, é "Amou, perdeu-se, e morreu amando".
O livro só é recomendado para quem gosta de drama e romantismo, e quem realmente tem tempo fazer a leitura deste livro.
comentários(0)comente



Daphne 14/06/2012

Amor de Perdição é um livro que nos faz lembrar Romeu e Julieta por causa de um amor impossível tendo como base a rivalidade entre as famílias vizinhas dos apaixonados Teresa e Simão Botelho.
Tudo se inicia quando Simão e Teresa ficam se observando por suas janelas, fazendo com que nasça um amor puro e sincero.
Como nada favorecia o relacionamento dos dois, o pai de Teresa lhe concede a mão de sua filha ao seu sobrinho Baltazar Coutinho, mas a mesma o recusa sendo então obrigada a entrar para um convento por ordem de seu pai Tadeu de Albuquerque.
Impedidos de viverem o amor que sentiam, Teresa e Simão se comunicavam apenas através de cartas.
Haviam pessoas boas nessa história que foram essenciais para Simão, como João da Cruz, pai de Mariana que era uma jovem loucamente apaixonada por Simão, sendo apenas considerada como irmã e sofrendo por seu amor não ser recíproco. Mariana faz de tudo para ver Simão feliz, ela o ajudaria.
Simão teve a ideia de raptar Teresa quando ela estava sendo transferida do convento de Porto para o de Monchique, mas durante sua operação, ele acabou perdendo a cabeça e atirando na cabeça de Baltazar, levando-o a ser preso pelo crime.
Na prisão ele recusa qualquer ajuda dos familiares, e é obrigado a ir para a Índia.
Teresa sofre muito por não ter Simão por perto e acaba morrendo no convento deixando uma carta para o amado. Mariana por sua vez entrega a carta de Teresa a Simão que não aguenta a perda de sua paixão e pega uma febre tão forte que acaba o levando á morte. Seu corpo então é jogado ao mar e Mariana se atira junto, pois ela estaria junto dele independente de qual fosse o lugar.
O final é trágico, mas isso que faz com que a história se diferencie das outras, sendo triste e dramático e não obtendo um final feliz.
É surpreendente a forma de amor que o texto apresenta, um amor de essência pura e verdadeira.
O autor Camilo Castelo Branco descreve muito uma fase de sua vida nesse livro de quando ele foi preso por adultério com sua amada Ana Plácido, tendo um amor impossível também como o de Simão.
Sua escrita é muito complexa e dificulta a leitura mas os fatos ocorridos são muito interessante o que nos fazem dar continuidade a leitura.
comentários(0)comente



Aninha 14/06/2012

O Amor Proibido na Perdição
Amor de Perdição do autor Camilo Castelo Branco, um importante escritor português da época da escola literária do Romantismo em Portugal, que teve uma vida marcada de acontecimentos tão dramáticos quanto os narrados em suas obras, entre elas umas das mais importantes, a novela pastoril Amor de Perdição, escrita em 15 dias quando o autor estava na prisão.
A história relata é sobre um romance conturbado, que envolve o amor proibido entre Simão Antônio Botelho, um jovem estudante de Coimbra, mas que antes de ir estudar, morava com a família em Viseu, onde se apaixonou pela vizinha Teresa Albuquerque, que observa pela janela, sendo a jovem menina de uma família rival, onde Simão é filho de D. Rita Preciosa e do corregedor Domingos Botelho, que após um ato judiciário contrário a família Albuquerque se tornaram famílias inimigas.
A história acontece em Portugal no século XIX, precisamente nas cidades de Viseu, Coimbra e Porto, onde em Viseu vivia a família Botelho e a família Albuquerque de Teresa, mas Simão se encontra em Coimbra, mas por estarem apaixonados e longe um do outro, se comunicam através de cartas, até que pai de Teresa descobre e pretende casa-la com o seu primo Baltasar Coutinho, mas ela não quer, pois não o ama, sendo uma época de casamentos por encomenda e não pela felicidade e se não casar, vai ser mandada para um convento, onde possa se esquecer desse amor por Simão, o qual volta escondido a Viseu para tentar salvá-la e se esconde na casa do ferreiro João da Cruz que junto de sua filha Mariana o acolhe, ajudando ele daí em diante. Teresa já tendo sido mandada ao um convento, mas será levada para outro, Simão sabendo vai até lá e em uma discussão com Baltasar acaba o matando, sendo um fato marcante da história, Simão confessando o crime e levado à prisão e Teresa muda para outro convento.
Teresa e Simão passam a viverem em lugares fechados, Simão na prisão da cidade do Porto a e Tereza no Convento de Monchique, tendo assim a falta de liberdade, ele preso e ela por ficar enclausurada no convento. Mas continuam se correspondendo por cartas, na prisão Mariana e João ajudam a Simão, pois sua família o desprezou por conta de seus atos, mentiras e por se querer envolver com família rival. Mariana nesse tempo cuidando de Simão cria um amor por ele, formando assim um triângulo amoroso. João cruz vem a morrer e Mariana fica assim sozinha, o que leva acompanhar Simão, que é condenado ao exílio para Índia e Tereza ficando, se ver na impossibilidade de concretizar seu grande amor, deixa-se morrer, o que leva Simão à morte na viagem, que causa assim que Mariana se suicide junto.
Por tanto, vemos que o Amor de Perdição é uma dramática e trágica história do amor impossível e idealizado, que causa a morte dos assim apaixonados do triângulo amoroso de Simão, Teresa e Mariana, porém nesse caso a morte se mostra libertadora, sendo forma de escapismo, se libertando da realidade pela morte, assim Amou, perdeu-se, e morreu amando.
comentários(0)comente



Bru 14/06/2012

Um amor fatal
Um historia que real,que acontece em Viseu (Portugal), a família Albuquerque e a família Botelho se odiavam, apesar disso, uma grande paixão entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque surge. Teresa deveria se casar com o primo Baltasar Coutinho. Internaram-na em um convento para pôr um fim no romance proibido. Foi levada para o Convento de Monchique, no Porto. Seu pai, Tadeu de Albuquerque cuidou de tudo.
Um certo dia, Simão encontra-se com Baltasar,com essa discussão, eles brigam, e o Simão o mata,com um tiro na cabeça.Em uma viagem de volta pra Portugal,no navio, ele tem notícias que sua amada Teresa havia morrido,sendo assim Simão se enlouquece. Mariana sempre foi apaixonada por Simão,um amor meio que platonico,Mariana fica sozinha, depois do assassinato do pai, ela vende tudo e embarca no mesmo navio de Simão,queria perto de seu grande amor. Simão não se mata. Porém uma febre violenta o leva à morte,seu corpo é lançado ao mar. Mariana, desesperada, se atira também,quis acompanhar seu grande amor,ironicamente, na água do mar sem fim, bóiam papéis,são infinitas cartas de Simão e Teresa.Um dos pontos positivos da historia,é que ela é real,nao é uma obra feita da imaginação,e sim aconteçeu de fato,isso impressiona o leitor,pelo menos da minha parte.Um dos pontos negativos, é que todos morrem no final, bem diferente da maioria das historias de amor, que acaba em um final feliz,porem é interessante.Eu gostei do livro em partes,e recomendo para todos aqueles que gostam e apreciam uma boa obra com caracteristicas do romantismo,no caso um novela passional,e com muitos sentimentos envolventes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pri 14/06/2012

Amor de Perdição
Amor de Perdição é um dos livros de Camilo Castelo Branco que nasceu em Portugal-Lisboa, escreveu mais de 260 livros, um deles foi Amor de Perdição que se compõe de vinte capítulos mais a introdução e a conclusão trata-se de um amor impossível.
Um fato interessante do livro de Camilo Castelo Branco é que ele escreve uma história de Simão que foi tio dele, escreveu seu livro em apenas quinze dias, ele faz parte da segunda geração do Romantismo em Portugal.
Amor de Perdição é uma novela que conta a história de uma triangulo amoroso entre Simão, Teresa e Mariana. Simão Botelho é um jovem de 18 anos que se apaixona por Teresa Albuquerque, porém não podem ficar juntos pelo fato das suas famílias serem rivais, Simão vai estudar em Coimbra se despede de sua amada apenas com um olhar que vem da janela do quarto de Teresa. Já os pais de Teresa desejavam que sua filha se casasse com seu primo Baltasar, ela recusa e prefere ir ao convento a se casar com alguém que não ame já que seu grande amor era Simão, os dois se comunicam por carta, mas isso acaba ficando cada vez mais difícil pelo fato de Teresa ir morar em um convento, quem entregava essas cartas era Mariana filha de João da Cruz, um velho amigo da família.
Em uma discussão entre Baltasar e Simão, Simão acabou atirando e matando Baltasar por raiva pelo fato dele querer se casar com sua amada, considerada o clímax da narrativa a parte mais trágica da história. Simão por ter matado Baltasar vai preso e dificulta cada vez mais a comunicação com sua amada que vai para o convento de Monchique. Em uma das cartas que Teresa escreve a Simão dizendo que não aguentava mais de saudade e estava sofrendo muito pelo amor, que iria morrer. Como dito Teresa morre e ao ficar sabendo Simão tem uma febre ao pensar que não viveria mais longe da sua amada, já que ele vivia só pelo amor de Teresa e já que Teresa estava morta não tem mais razão de viver, Simão morre e como pedido a Mariana é jogado no mar. Mariana é outra personagem muito importante nessa história, pois ela amava Simão, e não era um amor correspondido, pois Simão amava Teresa, não era um amor egoísta, mesmo sabendo que Simão amava Teresa ele continua ajudando eles entregando as cartas. Depois da morte de Simão, Mariana se joga no mar logo atrás e morre também.
No final todos morre por amor, como diz o titulo “Amor de Perdição”, Amou, perdeu-se e morreu amando.
O livro Amor de Perdição é um livro bem cansativo por conta de ser uma linguagem da época, isso acaba tornando difícil de entender, exige muito esforço e atenção em cada detalhe.
Leva esse nome por ser um amor puro e profundo os personagens se amam até o ultimo instante, é tão profundo que eles só conseguem enxergar a solução na morte, acreditam que aquela dor e aquele sofrimento de ficar longe do seu amado só terão um fim com a morte, tem o predomínio da emoção ao exagero. É um livro profundo, porém bem cansativo por se tratar do século XIX.
Recomendado para pessoal que gostam de ler livros com o Romance profundo e exagerado, o que mais pode dificultar é pelo fato de ter palavras muito distantes do nosso vocabulário atual.
“Amor de perdição não é apenas a mais popular das novelas camilianas : é também a mais poderosamente romântica, dentro da linha passional em que se insere”.

comentários(0)comente



Bia 14/06/2012

Um Amor Proibido
O livro amor de perdição,de Camilo Castelo Branco,assim caracterizado pelos traços do romantismo,tem como foco o trio amoroso de Simão,Teresa e
Mariana. Essas personagens lutavam sempre pelos obstáculos para alcançar a felicidade no amor.Assim,essa obra se baseia no romance de "Romeu e Julieta",pelo qual passavam pelos mesmos problemas,no qual vivem um amor proibido,pois suas familias eram rivais.
Simão,devido ao seu temperamento explosivo,se envolve em confusões. Devido a essas confusões,seu pai o manda estudar em Coimbra,porém lá,ele também se envolve em confusões e acaba sendo preso.Depois de liberto,ele volta e se apaixona por Teresa,sua vizinha.
Depois de se apaixonar por Teresa,Simão muda completamente,começa a ser estudioso,começa a dar valor ao amor..
Mas como eles eram de familias rivais,os pais acabam descobrindo o namoro,e acabando com tudo. Para Teresa restavam duas opções,ou ela se casava com seu primo Baltasar,ou iria para o convento. . Proibidos de se encontrar, os jovens trocavam correspondências, que eram entregue por Mariana, filha do ferreiro João da Cruz. Mariana então,se apaixona por Simão,porém Simão só a via como amiga,uma irmã,nada mais,e como Mariana só queria ver a felicidade de seu '' amado'' aceita ser assim.
Teresa rejeita o casamento,assim sendo,foi para o convento. Com isso,Simão resolve rapta-lá e mata seu rival,sendo assim condenado. Enquanto Simão vai para a cadeia, sua amada vai para o convento. Mariana procura estar sempre ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões possiveis.È condenado à forca,assim foi levado para Indía.Quando ele está indo embora Teresa, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levava seu amado para longe.Assim, eles morrem por se perder nessa louca paixão,nesse amor de perdição.desgraçando a vida de todos. Vale a pena ler,por mais que sejam dificeis por ser antigo o vocabulário,vale muito a pena,não se pode julgar um livro pela capa. Amou,perdeu-se e morreu amando.
comentários(0)comente



Felipe 14/06/2012

Amor de Perdição conta a historias de dois apaixonados que tem como obstáculo a família que são rivais. Fiz essa resenha com pressa porque acabei de chegar do trabalho e preciso dormi.
Simão envolve-se em confusões devido ao seu temperamento explosivo, e acaba sendo preso. Quando libertado em Viseu ele se apaixona por Teresa Albuquerque. Com isso Simão se transforma em outra pessoa, ele volta a estudar. Os pais acabam descobrindo o romance e manda o filho para Coimbra, e com Teresa lhe sobra duas opções, ou casar-se com seu primo Baltazar ou ir para o convento. Uma mendiga e Mariana (filha do ferreiro João da Cruz) ajudam os dois a se falar por correspondência. Simão se apaixona mesmo sabendo que esse amor não será correspondido, por dois motivos: Teresa é a dona do seu coração e pelas suas diferenças sociais. Mesmo com tudo isso, ele a ama a ponto de encontrar felicidade na felicidade do amado. Teresa rejeita o casamento devido as ameaças e atentos de Simão. Simão então rapta a Tereza e no final se entrega a policia. Como Simão é um típico herói romântico ele não aceita a oferta do João da Cruz de fugir de lá. Marina procura sempre estar ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões. Condenado a forca, a sentença é comutada e Simão é degradado para a Índia. Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe, após acenar dizendo adeus acaba morrendo. Seu amor exagerado a leva à perdição. Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre. Seu amor exagerado o leva à perdição. Na manhã seguinte, seu corpo é lançado ao mar. Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão.
Não gostei do livro.
comentários(0)comente



Bruna 14/06/2012

A morte: A solução para o amor perdido
"Amor de Perdição", um livro escrito por Camilo Castelo Branco, conta uma história de amor com um final triste.
Camilo Castelo Branco, em Portugal, narra a história de seu tio Simão, que amava uma moça de nome Teresa. Mas, existia uma rivalidade entre as famílias por questões judiciais e acabou impedindo o surgimento de uma grande paixão entre Simão e Teresa.
O pai de Tereza (Tadeu), queria impedir isso de todas as maneiras, queria que quem casasse com sua filha fosse seu sobrinho (Baltasar) mas, Teresa não quisera, pois além de seu primo, era seu amigo. Ao saber que não poderia casar-se com o seu amado, Teresa entra em desespero e pede para seu pai para ir à um convento, pois pelo menos não precisaria casar-se com quem não ama.
Baltasar, queria casar-se com sua prima por amor, e para ficar com a herança da família também. Já Simão, à amava de um jeito descontrolado, faria de tudo por esse amor, e Baltasar queria fazer de tudo para "acaba-lo". Contratou homens para matar Simão, um deles era João da Cruz, que não pudera matar a quem lhe devia a vida, pois o pai de Simão era corregedor e o salvou certa vez de um enforcamento. João da Cruz, que era o pai de Mariana (aquela que amava muito Simão e nunca era correspondida), aliou-se a Simão, onde mataram quem estavam lhe perseguindo (os homens contratados).
Simão e Teresa se comunicavam por cartas, onde quem às levavam de uns para o outro era Mariana, que não se contentava em ser apenas amiga de Simão, mas não pudera argumentar. Numa das cartas, Teresa relata que trocaria de convento, e como Simão estava cheio de saudades dela, resolveu visita-la. Ao chegar lá, se depara com Baltasar e Tadeu, acompanhando a Teresa, e a obcecação de tanto amor e o ciumes, raiva, fez com que Simão atirasse em Baltasar e o matasse, onde acaba sendo o ponto mais trágico da obra. Simão vai preso, e Teresa vai para o convento, continuam a comunicação por cartas, mas cada vez pior, por falta de informações de onde se encontrarem. Certo dia, Simão recebe uma carta de Teresa dizendo que não estava aguentando de saudades e morreria por isso.
Teresa morreu, e Simão foi exilado, acabou adoecendo, e quem sempre esteve ao seu lado era Mariana, sempre apoiando, sendo como uma irmã à ele. Depois da morte de Teresa, Simão não queria mais viver, pois seu amor maior partirá e ele não teria mais motivo para viver. Morreu de febre (pois adoeceu por causa da morte de Teresa), e estava a bordo de um navio, os marinheiros jogaram ele no mar, e Mariana foi junto, pois prometera a Simão que morreria com ele.
Bom, no final, todos morrem. Todos por amor, todos por dor, Mariana por não ser correspondida e Teresa e Simão por não terem condições por causas familiares.
Os pontos positivos da obra é que o autor contou uma história "real" com algumas mudanças, ao certo seria a história dele com Ana Placida.
Os pontos negativos da obra é a escrita, meu Deus, li umas três vezes só o primeiro e o segunda capitulo, pra entender, senão, não teria entendido o livro em si.
Sinceramente, eu não gostei do livro, é cansativo demais ler ele, pois a escrita é diferente, precisei lê-lo com um dicionário do lado, e nem sempre o dicionário me ajudava.
Tive dificuldades para entender, li várias vezes para conseguir compreender o que cada trecho, cada linha queria dizer. Pensei que iria gostar do livro, por saber que se passava de "Um triângulo amoroso", mas, no fim todos morrem, não gostei.
Recomendo a leitura dele para pessoas que tem tempo para ler, pois para ler ele parece cuidar de uma criança, precisa de muita paciência e calma.
comentários(0)comente



Luci 14/06/2012

amor de perdição.
Amor de Perdição, uma novela passional de Camilo Castelo Branco romancista português foi um livro de grande prestigio literário, por ser um romance marcado por um amor muito forte, muito sofrimento e acabado em muitas mortes, assim foi comparado com Romeu e Julieta de shakespeare que também teve um fim trágico. Simão um jovem que se metia em muitas confusões, foi preso por um tempo, depois que voltou para sua cidade conheceu Teresa por quem se apaixonou
Porém as famílias de Teresa e Simão são rivais, por isso nunca aceitaram o romance entre ambos, e Teresa logo iria se casar com seu primo Baltsar, mas foi obrigada a ir para um convento muito longe de Simão pois seu pai havia descoberto seu romance com simão.
Nesse período,Simão é mais uma vez Simão foi preso por matar o pretendente a casamento de sua amada a unica forma de Teresa e Simão se comunicarem era por cartas, que Mariana entregava para acada qual.No convento Teresa morre, Simão sabendo de sua morte se mata e Mariana também, é assim o desfecho trágico desse romance.
Um livro de conteúdo muito precioso que nos leva ao passado Português, de um homem que faz de tudo por amor, até se perder nele.
comentários(0)comente



Vinicius 14/06/2012

Obra "Amor de Perdição" verdadeira perdição
O livro "Amor de Perdição" foi escreito por Camilo Castelo Branco.
O livro é uma novela camiliniana que fala de um amor impossível, mas é uma história de romance excessivo da parte dos dois persondagens que atuam nesse romance .
É uma obra que contem 118 páginas na versão de 1987 públicada pela Editora Ática S.A , é dividido em capítulos onde contém o enrredo de todo esse romance.
Os acontecimetnos desse "Amor de Perdição", são um pouco dramáticos por, não acabarem da forma que talvez todos esperacem que acontecesse , como num romance onde o final é feliz e o casal fica unido para sempre .
No romance os enamorados são Teresa e Simão , que são impedidos de seguir um namoro ,por causa de seus pais que não aprovam por terem um conflíto entre eles, até mesmo para manter seu próprio orgulho.Mas como os dois se amavam muito ficavam trocando cartas às escondidas pretendendo fugir .
O plano dos dois não deu certo pois o pai de Teresa descobriu e resolveu casa-la com seu sobrinho Baltasar ,ela recusou, e contiunou na esperança de um dia poder estar com seu amado Simão. Sem ela saber seu pai resolveu armar o casamento dos dois da mesma forma , que foi negado mais uma vez por ela .
Com tudo isso Simão mesmo estando mal resolveu ir para Coimbra e voltar secretamente para tentar fugir com seu amor. Durante a ida de Teresa ao convento Simão decide a raptar e fugir , no meio disso tudo acaba avendo uma troca de tiro e Simão mata um homem e a mulher a quem ele ama não quis juntar-se a ele naquele momento .Ele foi preso e ficaria em exílio na África por dez anos ,por sua própria escolha de cumprir pena , com isso Teresa que estava no mosteiro achou que não aguentaria ficar distante de seu amor , adoeceu e em seguida morreu ao saber disso Simão ainda em alto mar ficou doente e acabou morrendo.
A jovem Mariana que também o amava e o acompanhava nas suas dificuldades acabou morrendo por motivo da morte de Simão.
Este livro no início é um pouco chato de se ler mas no desenrrolar do assunto , vai ficando enteressante e mais prazeiroso de ser lido ,vemos nesse romance com abundantes sentimentos que com pequenas atitudes ou palavras pode-se mudar um destino furuto completamente .
comentários(0)comente



Isabelaa' 14/06/2012

Amor de Perdição
‘’Amor de Perdição’’ uma novela escrita por Camilo Castelo Branco, que representou o ultraromantismo em Portugal. Conta a história de um triângulo amoroso entre Teresa, Simão e Mariana. Castelo teve como inspiração para escrever essa obra a vida de seu tio, inspirou-se também no romance ‘’Romeu e Julieta'' (Shakespeare) e em sua própria vida.
Simão amava Teresa e ela também o amava, porém, não podiam ficar juntos, pois eram de famílias rivais. Por amor de Teresa na metade da narrativa Simão mata Baltasar (primo de Teresa que queria casar-se com ela), daí se desenrolam trágicos eventos. Mariana amava Simão e mesmo sem ser correspondida, aceita o sentimento de irmã que Simão tinha por ela e cuida dele até o último dia de suas vidas.
O desfecho da obra é trágico e podemos resumir a vida dos personagens em uma frase: Amou, perdeu-se e morreu amando.
Gostei muito de ler esse livro, os fatos trágicos prenderam minha atenção do começo ao fim, mesmo se tratando de um livro antigo achei a linguagem bem atual. Adorei a melancolia dos personagens e a coragem como defenderam seu tão puro e verdadeiro amor. Fiquei um pouco decepcionada por nenhum deles ficarem juntos e pelo fim tão trágico, mas mesmo assim recomendo a todos que gostam de romances (ou novelas passionais neste caso).
comentários(0)comente



Fabricio 14/06/2012

Uma chama no oceano
''Uma historia tao linda como a de Romeu e Julieta'' Isso poderia resumir a obra Amor de Perdição que é amada por uns e odiada por outros do nosso grande autor Camilo Castelo Branco. Camilo nasceu em lisboa em 1825 e suicidou-se em 1890, com um tiro de pistola, viveu sua vida loucamente se envolveu em diversos escândalos, produziu cinquenta e quatro novelas da qual amor de perdição ficou mais conhecida pelo fato dos personegens principais terem um amor dramático.
A obra amor de perdição fala de um amor inalcançado entre Simão e Tereza, pois entre eles dois havia o amor escolhido pelo seu pai Baltasar .Baltasar era primo de Teresa, ele nao era loucamente apaixonado por ela, como Simao. Um triangulo amoroso nao poderia existir? Um dos dois deveria deixar de mão sua amada, Simao vendo que esta perdendo resolve matar Baltazar, esse fato deixou a historia de amor entre os dois ficarem cada vez mais inalcançadas. Sem deixar de lado que as duas familias eram rivais, uma barrera atras da outra e o amor puro e verdadeiro deles dois deveriam superar tudo isso para ficarem juntos.
Voce que se interresou por essa historia tao linda, nao fique pensando que tudo é um mar de rosas. Achei intediante como o autor descreve os fatos narrados, pois nao foi dialogos dinamicos na qual prenderia a atençao do leitor. Compre o livro, leia se tiver coragem ou tempo, depois ataque fogo e espere a foqueira apagar, assim voce entendera o amor que envolve essa trama.
comentários(0)comente



Leo Pádua 14/06/2012

resenha do livro amor de perdição
Em Viseu (Portugal), a família Albuquerque e a família Botelho se odiavam. O juiz Domingos Botelho dera uma sentença desfavorável aos Albuquerque. Surge, apesar de tudo, uma grande paixão entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. Teresa deveria se casar com o primo Baltasar Coutinho. Internaram-na em um convento para pôr um fim no romance proibido. Foi levada para o Convento de Monchique, no Porto. Seu pai, Tadeu de Albuquerque cuidou de tudo.
Um certo dia, Simão encontra-se com Baltasar. Discutem, brigam. Simão mata seu rival, a tiro e se entrega à justiça. Com apenas dezoito anos é condenado à morte. Seu pai, Dr. Domingos Botelho consegue que a pena de morte seja mudada para exílio perpétuo na Índia. Em março de 1807 ele embarca. No navio, tem notícias que sua amada Teresa havia morrido. Enlouquece. O capitão e Mariana cuidam para que Simão não se suicide. Mariana sempre foi apaixonada por Simão. Amor escondido, platônico. É de uma dedicação extrema. Ao ficar sozinha no mundo, depois do assassinato do pai, ela vende tudo e embarca no mesmo navio de Simão. Queria ficar perto do seu grande e impossível amor. Amor infeliz, louco, sublime. Simão não se mata. Porém uma febre violenta o leva à morte. Seu corpo é imediatamente amarrado e lançado ao mar. Mariana, desesperada, se atira também. Quis acompanhar seu grande amor.
Ironicamente, na água do mar sem fim, boiam papéis. São cartas de Simão e Teresa.
No final do livro , todos personagens morrem. Todos por amor , Teresa e Simão por a família não autorizar o namoro dos dois, e mariana por um amor não correspondido . Os pontos positivos não deixa de ser uma história "real" , que pelo que eu entendi seria a história dele com Maria Placida . os pontos negativos , a leitura é difícil de ser entendida , palavras que ao meu ver muito difíceis , mais até que recomendo o livro pois gostei da história em si , é cansativo demais ler ele , mais a história é bonita , amores não correspondido , apenas não curti o final do livro , por todos morrerem .
Recomendo a leitura do livro , um bom livro , com fatos reais , e quem gosta de historia , pois a historia foi publicada na década de 1862 .
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |